Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como é feita a armazenagem no terminal portuário?

Como é feita a armazenagem no terminal portuário.jpg
A armazenagem nos portos brasileiros é essencial para garantir a importação e a exportação de produtos em nosso país. Saiba como isso é feito!

Segundo informações da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o setor portuário movimentou 477,8 milhões de toneladas entre janeiro e maio de 2022.

É nesses espaços que ocorre a armazenagem no terminal portuário, uma atividade de extrema importância para o campo logístico nacional.

Em entrevista ao Intermodal Digital, Rosinda Angela da Silva, mestre em Negócios Internacionais e professora do curso de Logística da Uninter, falou conosco sobre o tema. Confira mais!

O funcionamento da armazenagem nos portos brasileiros

Silva nos explicou  que a armazenagem portuária corresponde ao tempo que os produtos ficam aguardando o fechamento dos procedimentos legais, como o recolhimento dos tributos e as comprovações de documentações necessárias para seguir o fluxo.

Sobre a forma como esse processo ocorre, a professora disserta: “Os produtos chegam ao porto de diferentes maneiras, como: contêineres já estufados, carga geral embalada, granéis sólidos, gasosos ou líquidos. Eles necessitam aguardar o atendimento dos procedimentos, os quais podem ser diferentes na importação e na exportação.” 

Ela prossegue: “Isso pode levar mais tempo que o previsto, fazendo com que espaço físico no porto seja utilizado pelas cargas até que elas sejam liberadas para entrar no país ou serem despachadas para exportação”.

Ela também ressalta que o serviço de armazenagem portuária não é gratuito. Sendo assim, é importante ser considerado nos custos das operações logísticas.

As taxas de armazenamento nos portos brasileiros

“A armazenagem portuária é cobrada do proprietário da mercadoria que utiliza as instalações físicas das autoridades portuárias, por meio de uma tarifa que cobre os custos diretos relacionados com o armazenamento”, diz Silva.

A professora também explica que conhecer essa tarifa e ter uma noção das alíquotas aplicadas auxilia no planejamento dos custos com as operações de importação ou exportação.

Além disso, a especialista comenta que as taxas variam de porto para porto. Assim, o responsável pela logística deve fazer uma pesquisa sobre as tabelas com os valores dos serviços de cada estabelecimento portuário.

Cuidados que devem ser tidos durante a armazenagem nos portos

No que se refere aos cuidados que devem ser tidos com a armazenagem nos portos brasileiros, Silva explica que eles devem iniciar antes dos produtos chegarem ao local.

“Se é uma mercadoria que não pode ter contato com umidade, como peças de aço que oxidam, a embalagem precisa minimizar esse risco”, observa.

Ela continua: “Se o produto é frágil e não pode sofrer queda, esmagamento, compressão ou choques com outros itens, é preciso que a embalagem seja bem robusta, como os pallets, gaiolas ou caixas de madeira ou metal.”

Outra recomendação de Silva é que as embalagens sejam devidamente identificadas com códigos de barras, Qr Codes ou Etiquetas de Radiofrequência (RFID) com todas as informações sobre as mercadorias. Segundo ela, isso facilita muito no monitoramento.

Para os operadores logísticos, considerar a armazenagem no terminal portuário é bem relevante, tendo em vista que isso pode impactar diretamente na qualidade e integridade das mercadorias. Por isso, cerque-se de todos os cuidados necessários!

Gostou deste artigo? Aproveite e baixe também nosso conteúdo sobre Os 5 desafios dos portos brasileiros:

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro de Intermodal lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo revistas digitais, webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar