Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como funciona o terminal de cargas aéreo?

Como funciona o terminal de cargas aéreo.jpeg
Também chamado de TECA, este tipo de armazém possui grande importância logística. Descubra mais sobre o tema nesta entrevista com um especialista.

A logística aérea é de extrema importância. Como pudemos observar durante a pandemia, boa parte das vacinas, assim como outros insumos de saúde, foram distribuídos pelo Ministério da Saúde pelos estados por meio de aviões de carga.

Mas, para que essas entregas ocorram em segurança, existe algo de grande importância no início deste processo logístico. Trata-se do terminal de cargas aéreo, também chamado de TECA, abreviação para Terminal de Carga Aérea.

Mas como funciona o terminal de cargas aéreo, e quais as principais atividades que ocorrem neste tipo de instalação? Para entendermos mais, conversamos com Thiago Parente, gerente comercial corporativo da Pac Log, empresa com importante atuação no setor e responsável pelo TECA CWB, em Curitiba.

Continue lendo e saiba tudo sobre o funcionamento do terminal de cargas aéreo!

O que é e como funciona o terminal de cargas aéreo?

Thiago Parente: “Os Terminais de Carga Internacional Aérea são armazéns alfandegados localizados nos principais aeroportos do país (recintos de zona primária), nos quais os respectivos administradores (fiéis depositários) são responsáveis por receber, armazenar e expedir cargas de importação e exportação transportadas via modal aéreo.

As equipes que atuam em nossos terminais são responsáveis pelo recebimento, armazenagem e paletização para embarque nas aeronaves das cias aéreas, no caso do fluxo de trabalho da exportação, assim como pelo recebimento, despaletização, armazenagem, separação e entrega para os veículos que coletam as mercadorias nacionalizadas no fluxo da importação.

As operações são realizadas para todo o tipo de carga transportada por aviões, cargas comuns, cargas perigosas, cargas vivas, cargas perecíveis e com controle de temperatura.”

Quais as tecnologias usadas no terminal de cargas aéreo?

Thiago: “Para garantir a movimentação física e de sistema operacional (software) seguro com interface amigável ao usuário são realizados investimentos constantes em manutenção e melhorias.

Nossa rede de terminais de carga conta com câmaras frigoríficas, instalações para carga viva, áreas especiais para cargas valiosas, material radioativo e demais artigos perigosos.”

Qual a importância do terminal de cargas aéreo para o setor logístico?

Thiago: “Os terminais de logística de carga aérea internacional são portões do desenvolvimento econômico do país através do comércio exterior, via modal aéreo o  mercado nacional é abastecido de cargas importadas de alto valor agregado como produtos fármacos, eletrônicos e equipamentos médicos, assim como de cargas urgentes como os materiais de combate à Covid-19. 

A propósito nos anos de pandemia 2020 e 2021 o transporte aéreo cresceu sua participação no comércio exterior, garantindo a distribuição e o abastecimento rápido e eficiente mundialmente, transportando respiradores, máscaras, termômetros, testes e vacinas. Além de possibilitar que fabricantes não parassem suas produções por conta do atraso e dificuldades encontradas nos embarques do modal marítimo.

No caso do Brasil os terminais de carga são portal de saída de frutas, pescados, pedras preciosas, equipamentos espaciais e militares entre outros.”

Mais sobre o terminal de cargas aéreo

Como vimos, o processo logístico por via aérea tem diversas especificidades e processos que devem estar de acordo com as determinações da ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil.

Portanto, para atuar neste segmento, é preciso ter conhecimento das legislações e diretrizes do setor, permitindo com que as cargas que precisam ser transportadas pelo modal aéreo estejam dentro das normas estabelecidas.

Por isso, é importante contar com empresas e profissionais qualificados no assunto, assim como buscar informações oficiais e conhecimento especializado no tema. 

Uma dica é participar dos eventos da Intermodal, onde os principais agentes do segmento se reúnem. Acesse nosso site e saiba mais.

Aproveite e confira também nosso artigo sobre o aumento da frota de aviões cargueiros no Brasil.

Ainda não se inscreveu para o Intermodal South America 2022? Venha fazer parte do maior evento do setor!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar