Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Indústria de implementos rodoviários para o transporte de cargas

Article-Indústria de implementos rodoviários para o transporte de cargas

Indústria de implementos rodoviários para o transporte de cargas.jpg
O Brasil faturou mais de R$ 15 bilhões com a indústria de implementos rodoviários em 2021. Entenda a importância desses produtos neste artigo!

O setor de implementos rodoviários não para de crescer e está ganhando cada vez mais destaque no Brasil. 

Em 2021, mesmo com os impactos da pandemia da Covid-19 e da crise econômica ainda evidentes, o setor faturou mais de R$ 15 bilhões apenas no Brasil.

Quem nos trouxe esses dados foi Alexandre Gazzi, vice-presidente do Departamento Rodoviário do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE).

Confira abaixo mais informações interessantes que o especialista compartilhou conosco sobre o assunto!

Implementos rodoviários: saiba mais sobre a categoria

Os implementos rodoviários formam uma categoria bastante ampla e que engloba vários produtos usados no transporte rodoviário.

“São denominados implementos rodoviários os reboques, os semirreboques e as carrocerias destinados ao transporte rodoviário de carga, que operam conjuntamente com um caminhão”, diz Gazzi.

Ele complementa explicando que: “Os reboques e os semirreboques são tracionados por um caminhão do tipo ‘cavalo mecânico’ e as carrocerias são montadas sobre o chassi de um caminhão do tipo ‘plataforma’”.

A importância de uma indústria de implementos rodoviários forte no Brasil

Segundo Gazzi, a indústria de implementos rodoviários emprega, direta e indiretamente, mais de 50 mil pessoas no Brasil.

Além disso, conforme comentamos no início deste artigo, apenas em 2021 foi injetado um montante de R$ 15 bilhões na economia nacional.

Com números tão significativos, fica evidente a relevância de termos uma indústria de implementos rodoviários fortes no Brasil. Sobre o assunto, Gazzi declara: 

“As características e dinamismo do mercado brasileiro de implementos rodoviários criaram equipamentos únicos e customizados às operações de um país com condições continentais, tipos de produtos transportados e formato das composições derivados de uma legislação moderna e única no mundo”.

O representante do SIMEFRE também acredita que a indústria nacional de implementos rodoviários mantém seu empreendedorismo e tem fortíssima presença na demanda de clientes. 

Além disso, é uma base exportadora para a América Latina e o Continente Africano.

Inovações brasileiras nos implementos para o transporte de cargas

Perguntamos a Gazzi sobre as principais inovações que a indústria brasileira está desenvolvendo para o transporte de cargas.

Segundo o especialista, algo que está se consolidando entre os fabricantes brasileiros é o uso mais intenso de materiais alternativos, como aços de alta resistência, materiais compósitos e alumínio, com a finalidade de redução de tara e aumento de vida útil.

Ele também acredita que está ocorrendo a introdução em maior escala de componentes eletrônicos nos produtos.

“A fabricante Randon, por exemplo, apresentou um semirreboque com tração auxiliar de um eixo elétrico e o lançamento de uma linha New R, com materiais alternativos e componentes eletrônicos, com um sistema inovador de rastreamento e gestão de frota”, exemplifica.

Como você pode perceber, a relevância da indústria de implementos rodoviários para o Brasil é indiscutível.

Que tal então tornar esse segmento ainda mais inclusivo? Leia agora o nosso conteúdo com 4 dicas para incentivar a diversidade no setor rodoviário!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar