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Integração das ferrovias e dos portos brasileiros

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Tais movimentos podem ajudar a melhorar a logística interna e o comércio exterior do Brasil. Entenda mais sobre a importante união destes modais!

Segundo informações do Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLP), a demanda para os portos brasileiros deve crescer em até 92% até 2042.

Para que esse crescimento aconteça de modo saudável, no entanto, é preciso que a nossa infraestrutura portuária seja melhorada. Entre outras coisas, é recomendável a integração com as ferrovias

O presidente da Frente Nacional pela Retomada das Ferrovias (Ferrofrente), José Manoel Ferreira Gonçalves, conversou com a Intermodal Digital sobre esse tema. Continue a leitura e confira!

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Os desafios do comércio exterior nos portos brasileiros

No entendimento de Gonçalves, atualmente, o principal desafio dos portos brasileiros para melhorar as atividades de comércio exterior está na privatização da autoridade portuária.

“O comércio exterior tem a ver com o desenvolvimento dos portos e com o crescimento do Porto de Santos, mas não de uma forma leviana, privatizando a autoridade. Quem manda é o Estado! Ele sim, tem que ter capacidade também de gerir investimentos e atrair empresários, não para que façam o que querem”, opina.

A importância da integração do modal ferroviário com os portos brasileiros

Gonçalves acredita que a integração do modal ferroviário com os portos brasileiros é de fundamental importância para que o Brasil se desenvolva como uma nação exportadora de soja, milho, açúcar e minério de ferro.

Porém, mais do que isso, ele pensa que a integração entre os modais também contribuirá para abastecer os nossos mercados internos.

“O modal ferroviário é importante para reduzir custos, para facilitar o transporte dos commodities e aumentar a competitividade do mercado externo. Tudo é importante, mas não suficiente para que a gente tenha um projeto de nação soberana, independente e firme”, diz o presidente da Ferrofrente.

Concessões ferroviárias e investimentos em infraestrutura no Brasil

Questionado sobre como se encontra a questão das concessões ferroviárias e do investimento em infraestrutura para os portos no Brasil, Gonçalves demonstrou preocupação. Ele explica:

“Dos R$ 18,5 bilhões em investimentos obrigatórios que estão prevendo, mais ou menos R$ 14 bilhões serão aplicados em manutenções ao longo de 35 anos de concessão. Além disso, cerca de R$ 3 bilhões estão reservados para construção do canal ligando Santos a Guarujá; a ligação seca, o que há muito tempo a região reclama e precisa”.

O especialista complementa: “Os R$ 1,5 bilhão restantes devem ser injetados em obras como acessos rodoviários e aprofundamento do canal .Esse aprofundamento é importante, uma vez que hoje, temos uma estrutura que funciona com 15 metros, temos que passar para 16 e depois para 17 metros.” 

“Santos tem autorização para receber embarcações com até 366 metros de comprimento e nos grandes portos do mundo já estão ancorando navios de até 400 metros”, finaliza o presidente da Ferrofrente.

Resumidamente, no entender de Gonçalves, é importante que o Brasil invista na integração entre ferrovias e portos para melhorar o abastecimento interno e as exportações.

Além disso, ele pensa que esse trabalho deve ser feito em conjunto entre a iniciativa privada e o Estado, com os governantes supervisionando as empresas concessionárias.

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