Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

logística aérea.jpg

Logística aérea: desafios e esperanças no pós-pandemia

Diogo Elias, diretor da LATAM Cargo Brasil, conta um pouco sobre as perspectivas da logística aérea no pós-pandemia.

Assim como outros setores da economia, a logística aérea sofreu com os efeitos da atual pandemia. Consequentemente, as empresas precisaram tomar ações emergenciais e criar estratégias para manterem as suas operações.  

Em meio a um horizonte de incertezas, mudanças repentinas e riscos de uma crise global sem precedentes, o que se pode esperar da logística aérea no pós-pandemia?  

Para tentar esclarecer esse cenário e contar um pouco dos desafios da logística aérea no país, contamos com a participação de Diogo Elias, diretor da LATAM Cargo Brasil e especialista no assunto. Confira!  

Leia mais: Carga aérea: vantagens e obstáculos do segmento na nova fase global 

Como a logística aérea foi impactada pela crise?  

Ainda que boa parte dos voos tenha sido retomada no mundo, ainda é cedo para prever a normalização completa do setor. 

Fronteiras fechadas para o turismo e risco de novas ondas de Covid-19 dificultam ainda mais essa previsão, o que suscita buscas por alternativas e adaptações das empresas nesses dias.  

Elias nos conta um pouco sobre como a empresa que representa está agindo nesse cenário e quais mudanças foram mais visíveis. 

"Desde o início da pandemia a LATAM Cargo mantém todas as suas operações cargueiras no mercado doméstico brasileiro em aeronaves de uso exclusivo de cargas e no compartimento de bagagem dos aviões destinados ao transporte de passageiros”, explica.  

E complementa: “Em virtude da redução da malha aérea de forma geral, a companhia também ampliou a sua capacidade cargueira com a utilização de aeronaves de maior porte para destinos estratégicos no país e a adaptação da cabine superior de aeronaves destinadas ao transporte de passageiros para acomodar exclusivamente cargas aéreas”. 

Elias também destaca ações realizadas pela empresa para auxiliar no combate à pandemia, como uma megaoperação que envolveu o transporte de 250 milhões de máscaras cirúrgicas e N95, monitores, respiradores e outros insumos hospitalares. 

Sobre a participação internacional e algumas ações tomadas pela empresa no período, o executivo aponta a readequação de rotas como ação para contornar os imprevistos da crise.  

"A companhia reforçou a sua capacidade de apoiar exportações e importações, o abastecimento e o transporte de bens essenciais e aumentou em 40% a sua capacidade entre a América do Sul e a Europa e em 15% da América do Sul para Miami”, diz.  

“A empresa também lançou novas rotas de carga de Santiago para a Cidade do México e Los Angeles e está utilizando aviões de passageiros para operar dezenas de voos exclusivamente de cargas pelas Américas”, completa. 

Quais são os desafios da logística aérea nessa retomada e que lições podem ser destacadas?  

Nunca na história o transporte aéreo passou por um cenário parecido em nível global, no qual mais da metade dos aviões do mundo se manteve estacionado, praticamente de um dia para o outro.  

Essa mudança repentina e inesperada nas operações, sem dúvidas, refletiu a importância do modal para a economia do mundo, mas também serviu como lição para as empresas do setor ao lidarem com a crise.  

Elias confirma isso e explica como a LATAM conseguiu encarar esses desafios da logística área atual:  

"A crise da Covid-19 reforçou o papel fundamental do mercado de cargas para continuar abastecendo as principais localidades do Brasil. A LATAM Cargo entendeu, desde o início da pandemia, a importância de dedicar toda a sua expertise para reinventar a sua operação em um espaço muito curto de tempo".  

Ele reforça a ação realizada pela empresa no início da pandemia:  

"A megaoperação para a China é um exemplo do esforço já realizado pela companhia, que, além de ter exigido adaptação completa das aeronaves para o transporte exclusivo de cargas, até mesmo dentro da cabine, demandou um trabalho coordenado de diversas áreas para a definição da melhor logística aérea”, aponta. 

E continua, citando o efetivo que a ação demandou: “Ao todo, 300 colaboradores estiveram envolvidos na operação, entre mecânicos, despachantes operacionais, pilotos, copilotos, supervisores, coordenadores, planejadores, funcionários de carga e apoio em solo". 

Quais são as expectativas para o futuro próximo da logística aérea? 

Além das lições e dos aprendizados no campo operacional, é possível apontar mudanças na relação das empresas e dos profissionais de logística aérea no pós-pandemia.  

Afinal, esses últimos meses ajudaram a reforçar a importância do fator humano no setor, desde a responsabilidade coletiva em relação à segurança e saúde das pessoas até a busca por inovações para os negócios.  

Elias destaca como as recentes mudanças reforçam essa tendência:  

"A LATAM Cargo entende que as suas operações realizadas durante a pandemia são muito bem-sucedidas. Isso motiva a companhia a seguir trabalhando fortemente para manter as suas equipes engajadas, otimizar os seus processos e continuar buscando alternativas de transporte para os seus clientes, sempre seguindo todos os protocolos de higiene recomendados pelos órgãos de saúde".  

Para finalizar, o diretor também revelou planos e ações da empresa na logística área no pós-pandemia: "Também trouxemos uma novidade para o Brasil, com a inauguração de uma rota cargueira internacional entre Florianópolis e Miami, operada em aeronave modelo Boeing 767-300F, que é capaz de transportar em média 53 toneladas em cada voo”, aponta o entrevistado.  

“Além de atender Florianópolis diretamente, a nova rota semanal beneficiará todas as regiões de Santa Catarina, que tem uma indústria diversificada, e os importadores de Paraná e Rio Grande do Sul”, completa Elias. 

Quer saber mais sobre como os diferentes modais do setor logístico estão se adaptando aos obstáculos da pandemia? Siga as redes socias da Intermodal South America e acompanhe nossas novidades para ficar por dentro de tudo que ocorre no setor. 

TAG: Aéreo
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar