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O aumento da frota de aviões cargueiros no Brasil

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Em virtude da Covid-19, os voos comerciais de passageiros diminuíram drasticamente. Assim, houve espaço para o transporte de cargas nas aeronaves comuns.

Você sabia que houve um grande aumento na frota de aviões cargueiros no Brasil, mesmo em plena pandemia? Em virtude da situação causada pela Covid-19, os voos comerciais de passageiros diminuíram drasticamente. Assim, houve espaço para o transporte de cargas nas aeronaves comuns.

Vamos entender mais sobre esse assunto? 

Para isso, entrevistamos a advogada graduada pela Universidade Cândido Mendes, pós-graduada em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e sócia-administradora do Albuquerque Melo Advogados, Cristiane Lustosa Secco.

Vamos conferir?

O que são os aviões cargueiros?

Os aviões cargueiros são veículos configurados especialmente para transportar mercadorias.

“Em geral, as aeronaves cargueiras comerciais (atualmente em operação) são derivadas de transformações de aeronaves de passageiros mais antigas (e ainda funcionais) em aeronaves cargueiras”, explica Cristiane Lustosa Secco.

Porém, a especialista relata que já existem fabricantes desenvolvendo e comercializando aeronaves cargueiras novas de fábrica. 

Além disso, devido ao crescimento do e-commerce em todo o mundo, “Surgiram, também, algumas aeronaves cargueiras não-tripuladas para a entrega rápida de mercadorias menores”, relata Cristiane.

Quais os principais aviões cargueiros utilizados no Brasil?

Cristiane explica que “A frota de aeronaves cargueiras no Brasil é composta basicamente por aeronaves do modelo Boeing 737-300 e 737-400”.

No entanto, a LATAM anunciou a expansão do seu plano de crescimento de frota, com a expectativa de incorporar 10 aeronaves Boeing 767-300 nos próximos três anos. Além disso, a ideia é receber a primeira aeronave convertida em cargueiro até o final deste ano. 

Além disso, vale ressaltar que, como reflexo da pandemia, houve a diminuição no transporte de pessoas. 

Por conta disso, a  Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) permitiu o uso de aeronaves que, até então, eram destinadas exclusivamente ao transporte de pessoas, para o de cargas.

“Após a autorização da ANAC, a Azul Linhas Aéreas iniciou o transporte de cargas fora dos porões e adaptou aeronaves do modelo A320 Neo para transportar carga”, conta a especialista. 

Quais são as vantagens e desvantagens de utilizar o frete aéreo?

O principal benefício do uso do frete aéreo para o transporte de cargas é o tempo de entrega, pois a logística é muito rápida. Isso proporciona uma experiência melhor de compra e fortalece as relações entre empresa e cliente.

Mesmo com o aumento do número de aeronaves cargueiras, o transporte aéreo ainda continua sendo uma modalidade cara — comparado aos outros tipos de transporte. Por isso, a principal desvantagem do modal aéreo é o custo do frete.

Como as companhias aéreas têm transformado aeronaves em cargueiros?

“A conversão de aeronaves de transporte de passageiros em cargueiros é complexa, custosa e demanda tempo”, explica Cristiane.

Então, uma das alternativas para continuar prosperando em plena pandemia foi, como citamos anteriormente, utilizar as aeronaves destinadas aos passageiros para o transporte de cargas — inserindo-as sobre os assentos.

Cristiane complementa: “Aproveitando esta tendência, a Airbus registrou recentemente uma patente de assentos dobráveis para facilitar a conversão das aeronaves de passageiros para o de cargas em menos de duas horas”. 

Gostou de aprender mais sobre o aumento de aviões cargueiros? Se sim, leia também: Carga aérea: vantagens e obstáculos do segmento na nova fase global.

TAG: Aéreo comex
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