Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O transporte aéreo e suas etapas logísticas

Article-O transporte aéreo e suas etapas logísticas

O transporte aéreo e suas etapas logísticas.jpg
O transporte aéreo tem crescido de forma considerável no Brasil. Confira os dados e conheça as principais etapas logísticas desse importante modal!

Só em janeiro de 2021, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o transporte aéreo de cargas movimentou quase 76 mil toneladas de mercadorias transportadas. O número foi o maior da história, desde 2000, quando começou-se a monitorar o indicador. 

O crescimento do modal mostra como o transporte aéreo pode fazer a diferença no campo logístico e servir para a movimentação de diferentes tipos de mercadorias.

Buscando ter maior compreensão sobre o transporte aéreo, conversamos com o engenheiro Francisco de Assis Santana da Silva. Ele atua como supervisor operacional e coordenador das operações aéreas da IBL Logística.

Veja, a seguir, os pontos que foram levantados pelo especialista em nossa conversa!

As etapas logísticas do transporte aéreo

Silva explica que as etapas logísticas se iniciam nos primeiros contatos comerciais com o cliente. 

“Nesse momento, buscamos entender as necessidades, as particularidades de cada um e do produto durante toda a cadeia de transportes “, explica.

Ele continua, listando algumas das principais fases:

“Feito isso, conseguimos planejar o plano operacional passando pelas seguintes etapas: coleta, recebimento e expedição Cross Docking; emissão de conhecimento de transportes (CTE) e manifesto eletrônico (MDFe); entrega e recebimento da companhia aérea; emissão de conhecimento aéreo (AWB); retirada do produto na ponta e posterior entrega ao destinatário.”

Silva comenta ainda que, assim que o veículo chega ao aeroporto para fazer os despachos, os volumes são descarregados de forma separada e organizada por destinos, pesados e conferidos pela companhia aérea.

Segundo ele, “Para dar visibilidade do que está chegando, todas as bases de destino recebem os pré-alertas de programação, para se planejar com roteirização das entregas levando em consideração as particularidades de cada cliente destinatário.” 

“Ao se consumar a entrega pelo destinatário, deve-se assinar o canhoto da nota fiscal e CTE com nome e RG legível, data e hora da entrega”, complementa Silva.

Tipos de cargas que podem ser transportadas pelo transporte aéreo

De acordo com o supervisor da IBL Logística, praticamente todos os tipos de cargas podem ser transportadas por aviões, desde que atendam às exigências da ANAC.

Umas das poucas exceções, segundo o especialista, são produtos explosivos ou com determinados tipos de gases. Tais itens não são autorizados pela ANAC para embarcar em aviões.

Sobre as exigências da ANAC, Silva explica: “Há parâmetros exigidos de forma obrigatória, tais como: peso máximo por volume de até 200 kg e dimensões máxima 120 cm de altura x 140 cm de largura x 160 cm de comprimento para voos domésticos de passageiros. Vale salientar que esses voos tem capacidade média de carga de 2500 kg”.

Ele complementa: “Na área de transportes nacionais temos voos cargueiros na rota Guarulhos x Manaus x Guarulhos. Para esse perfil de aeronave são aceitos volumes de maior dimensão, com altura máxima até 2,20 m e largura de 2,44 m, peso real ocupado na posição aproximadamente de 3,5 toneladas a depender do balanceamento da aeronave. A capacidade de carga total é de 50 toneladas”.

Principais aplicações do transporte aéreo para o campo logístico

No entender de Silva, os transportes aéreos se tornam necessários quando se precisa de tempo mais curto de entrega para atender a cadeia de suprimentos das regiões mais distantes, como o Norte e o Nordeste.

Sendo assim, o modal aéreo é relevante para atender a demanda dos moradores de municípios desses locais, no que se refere a insumos médicos e farmacêuticos, por exemplo.

Silva também comenta que o transporte aéreo, em algumas situações, também pode ser usado para fazer entregas em outras regiões.

“Vemos que o mercado também busca alternativas mais rápidas para determinados tipos de produtos, por exemplo, embarques de medicamentos perecíveis”, aponta.

“Dentro dessa realidade há possibilidade em optarmos por níveis de categoria de serviço, sendo o serviço mais nobre, aquele que traz o prazo mais curto e, portanto, o mais caro”, sintetiza o representante da IBL Logística.

O transporte aéreo tem papel importante para que as cadeias logísticas possam cumprir entregas emergenciais e em locais mais remotos. Por isso, para quem é da área, entender como ele funciona é importante.

Veja mais informações em nosso artigo que explica como funciona um terminal de cargas aéreo!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar