Milhões de dólares são movimentados mensalmente nos 10 maiores portos do mundo, com base nos valores de importação e exportação. Grande parte dos produtos que consumimos passa por esses portos antes de chegar ao destino final.
No Brasil, o maior porto é o de Santos, em São Paulo, que movimentou 5 milhões de TEUs em 2022. TEUs, sigla para Twenty-Foot Equivalent Units, são uma unidade padrão de medida usada para quantificar o volume de contêineres em portos e no transporte marítimo.
Um TEU equivale a um contêiner de 20 pés de comprimento, que é a unidade básica de medida. Assim, um contêiner de 40 pés, por exemplo, corresponde a 2 TEUs. Essa métrica é usada para padronizar a medição e facilitar a comparação da capacidade e movimentação entre diferentes portos e navios.
Neste artigo, exploraremos essas e outras curiosidades, com insights da especialista em logística e professora do Senac São Paulo, Célia Kazuko Kinochita. Acompanhe!
Quais são os 10 maiores portos mundiais? Veja o ranking!
Questionada sobre os 10 maiores portos mundiais, Kinochita nos apresentou a List One Hundred Ports 2021, que utiliza a movimentação anual de Twenty-Foot Equivalent Unit (TEU), unidade de medida padrão para um contêiner de 20 pés, para classificar os embarcadouros.
De acordo com essa lista, atualmente, o ranking de maiores portos mundiais é a seguinte:
1. Xangai (China)
O maior porto do mundo está localizado em Xangai e, em 2022, movimentou mais de 47 milhões de TEUs. Às margens do Rio Yangtze, o maior da China, o porto internacional de Xangai tem sido o mais movimentado do mundo desde 2009.
Anualmente, quase 50 milhões de contêineres passam por esse porto, superando a movimentação total de todos os portos dos Estados Unidos, por exemplo. O governo chinês investiu 70 bilhões de dólares na sua construção.
2. Singapore (Singapura)
O porto de Singapura ocupa a segunda posição, com mais de 37 milhões de TEUs movimentados. Sua localização estratégica permite que ele funcione como o maior centro de transbordo do mundo, facilitando o transporte de mercadorias de outras partes da Ásia para a Europa.
3. Ningbo-Zhoushan (China)
Em terceiro lugar, Ningbo-Zhoushan movimentou 33,35 milhões de TEUs. Esse porto foi fundamental durante os bloqueios de Covid-19 em Xangai, servindo como uma alternativa estratégica. A região também é um importante centro industrial e comercial.
4. Shenzhen (China)
Situado no Delta do Rio das Pérolas, Shenzhen abriga a primeira zona econômica especial da China. Em 2022, o porto movimentou 30,03 milhões de TEUs, sendo essencial para o envio de produtos manufaturados chineses ao redor do mundo.
5. Qingdao (China)
Com uma movimentação de 25,67 milhões de TEUs, Qingdao está localizada na terceira maior província da China em termos de PIB. Recebe investimentos de países como Japão e Coreia do Sul e movimenta cargas variadas, como carvão, minério de ferro e petróleo.
6. Guangzhou (China)
Guangzhou, uma das cidades mais ricas da China, movimentou 24,863 milhões de TEUs em 2022. Este porto é essencial para várias megacidades próximas e destaca-se por exportar chá, seda, papel, cobre, ferro, ouro e prata.
7. Busan (Coréia do Sul)
Busan, que movimentou 22,08 milhões de TEUs, é reconhecido por suas instalações logísticas avançadas e sua eficiência operacional, solidificando sua importância como um grande centro logístico e comercial.
8. Tianjin (China)
Como o maior porto do norte da China, Tianjin serve a capital Pequim e uma vasta rede de portos secos conectados por ferrovia. Em 2022, movimentou 22,02 milhões de TEUs, com uma infraestrutura que inclui ferrovias e rodovias.
9. Hong Kong (China)
Com 16,69 milhões de TEUs movimentados em 2022, Hong Kong permanece como uma ligação essencial entre a China e o resto do mundo, sendo um importante centro financeiro e de comércio exterior.
10. Rotterdam (Holanda)
Localizado na desembocadura do rio Reno, Rotterdam é um porto chave para o comércio europeu, com instalações especializadas em contêineres, carga a granel e produtos químicos. Em 2022, movimentou mais de 14 milhões de TEUs.
Outras curiosidades dos maiores portos do mundo
Entre as informações interessantes sobre os 10 maiores portos globais, destacam-se aspectos como o fato de que o Porto de Singapura contém linhas regulares com mais de 600 portos espalhados em 123 países.
Já o Porto de Tianjin impressiona por seus 121 km² de extensão, enquanto o Porto de Roterdã, que fecha os dez maiores, foi o porto mais ativo do mundo de 1962 a 2002, e é o mais antigo da Europa, tendo sido inaugurado no século XIV.
Fora da lista, mas de grande importância histórica, está o Porto de Byblos, no Líbano, considerado o mais antigo do mundo, com mais de 5 mil anos de existência.
Quantos portos existem no mundo?
Atualmente, existem aproximadamente 4.209 portos em 170 países ao redor do mundo, conforme informações da plataforma online Marine Traffic. Esta plataforma fornece dados em tempo real sobre o tráfego marítimo global e permite filtragem por país e por porto. O mapa é baseado em dados de longitude e latitude, oferecendo uma visão detalhada da rede portuária mundial.
Qual é o porto mais importante da Europa?
O Porto de Roterdã, localizado na cidade de Rotterdam, na região da Holanda do Sul, é o maior porto marítimo da Europa e o segundo maior do mundo. Embora tenha sido o porto mais ativo globalmente de 1962 a 2002, foi superado por portos asiáticos como Singapura e Xangai.
Com uma área abrangente de 105 km², o porto movimenta cerca de 300 milhões de toneladas de mercadorias anualmente. Desde o século XIV, o Porto de Rotterdam é referência no comércio marítimo global. Sua operação utiliza uma draga própria que funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano, para manter suas operações eficientes.
Entre os principais portos da Europa, além de Rotterdam, destacam-se:
- Porto de Hamburgo, Alemanha;
- Porto de Antuérpia, Bélgica;
- Porto de Valência, Espanha;
- Porto de Aarhus, Dinamarca;
- Porto de Barcelona, Espanha;
- Porto de Algeciras, Espanha;
- Porto de Bremen, Alemanha;
- Porto de Sines, Portugal;
- Porto de Cagliari, Itália;
- Porto de Lisboa, Portugal;
- Porto de Felixstowe, Reino Unido.
Qual é o porto mais moderno do mundo?
Portos inteligentes, que incorporam digitalização e uma profunda preocupação com seus stakeholders, estão moldando o futuro do setor marítimo e de transporte. As atividades comerciais estão em constante transformação, e tecnologias inteligentes, como Inteligência Artificial, IoT, Big Data, blockchain e 5G, estão impulsionando a inovação portuária globalmente.
O maior porto da Europa é também o mais moderno do mundo. Rotterdam conta com uma estação móvel de degaseificação, que não libera vapores de petróleo no ar e faz dele um dos portos mais seguros também. Representando 6,2% do PIB holandês, o porto possui um Digital Twin, uma versão totalmente digital do porto que fornece informações sobre como os equipamentos operam em conjunto, permitindo monitoramento em tempo real de todas as operações.
Além disso, Sensores IoT medem o movimento da água, turbidez e pressão para garantir que as atividades estejam em conformidade com os padrões ambientais de água. Preparado para receber navios autônomos, o porto está em processo de transição para fontes de energia renovável e verde, com o objetivo de eletrificar suas operações.
Porto de Santos: o maior porto do Brasil e o segundo da América Latina
Embora o Brasil não tenha nenhum porto da lista de maiores embarcadouros do mundo, o Porto de Santos tem relevância mundial. Sobre ele, Kinochita comenta:
“Santos é o porto mais relevante do Hemisfério Sul e o maior complexo da América do Sul. Segundo o Lloyds List One Hundred Ports 2021, ocupa o 2º lugar na movimentação de contêineres da América Latina e o 45º do mundo”.
Ela prossegue: “O Porto de Santos ocupa a 2ª colocação no ranking da América Latina, atrás de Colón, no Panamá. Se considerarmos o conceito de América do Sul, teríamos o porto de Santos como o maior do hemisfério”.
Segundo a professora, a SPA-Santos Port Authority, estatal que administra o Porto de Santos, divulgou que, em 2021, foram movimentadas 59,2 milhões de toneladas em granéis sólidos vegetais, representando 32% de share.
Entre os diferenciais do Porto de Santos está a proximidade de São Paulo, o principal centro econômico da América Latina. Além disso, ele possui interligação com os modais ferroviário, rodoviário e dutoviário.
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