Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Qual o perfil do profissional de Comex?

Qual o perfil do profissional de Comex.jpeg
O profissional de Comex usa de seus conhecimentos para desenvolver diversas atividades nas negociações entre diferentes nações.

O profissional de Comex ganha cada vez mais espaço nas empresas que lidam com a compra e venda de produtos e serviços entre empresas e governos de diferentes países.

Geralmente, para atuar nessa área, é exigido que o profissional tenha curso superior em Comércio Exterior. Nessa graduação, o estudante recebe a formação necessária para intermediar a negociação entre companhias de diferentes países.

Além disso, o profissional também estuda sobre as legislações de cada localidade. As faculdades também trabalham o ensino de línguas estrangeiras nesses cursos, como o inglês e o espanhol, que são indispensáveis para os trabalhadores da área.

Fernando Marques, coordenador da comissão da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), compartilhou conosco as suas percepções sobre o perfil do profissional de Comex. 

Confira a seguir!

As funções e atribuições do profissional de Comex

O profissional de Comex usa de seus conhecimentos para desenvolver diversas atividades nas negociações entre diferentes nações.

Nas palavras de Marques: “O profissional de Comex é o principal elo para fazer acontecer os negócios internacionais, não se limitando a apenas uma única atividade”.

O coordenador da CCBC também lista algumas das principais tarefas que devem ser realizadas pelo especialista em Comércio Exterior, tais como: logística internacional, desembaraço aduaneiro, administração de armazém alfandegado e negociação internacional.

Habilidades necessárias para o profissional de Comex

De acordo com Marques, assim como em qualquer outra profissão, o especialista em Comex precisa se atualizar o tempo todo. É necessário estar sempre por dentro do que acontece no mundo, principalmente nos fatores que envolvem a área em que a sua empresa atua.

“É necessário ter muito jogo de cintura, ter muita resiliência e estar disposto a aprender. Numa atividade administrativa, precisa dominar bem a documentação que tramita uma importação ou exportação, precisa conhecer com profundidade os incoterms para avaliar se o que está sendo tramitado/negociado não compromete sua empresa. Se pertencer à área comercial, deve ficar atento sobre os movimentos dos negócios, quais são os players, quais as tendências e serviços dos negócios internacionais”, diz o representante da CCBC.

Diferenciais para se dar bem ao trabalhar com comércio exterior

Para Marques, o profissional de Comex deve ter proatividade, iniciativa e muita vontade de aprender e se atualizar.

Em suas palavras: “Profissionais proativos e com muita energia em aprender ganham destaque no mundo empresarial. É necessário que tenha uma visão ampla das operações globais, procedimentos e serviços relacionados que estejam em alta no comércio exterior”.

Marques também aponta que os conhecimentos em línguas estrangeiras, nas formas oral e escrita, é outro grande diferencial. Além disso, de acordo com o especialista, quem estudou ou trabalhou no exterior, tendo contato com outras culturas, ganha pontos. “Profissionais de mente aberta vão, literalmente, longe”, sintetiza.

Pensa em ser um profissional de Comex reconhecido? Então, saber o que se passa nesse segmento é muito importante! Busque sempre se atualizar sobre o tema e entender mais sobre a área.

Que tal começar lendo o nosso artigo que fala sobre o cenário das importações e exportações para 2021?

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar