Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Tudo sobre o transporte de cargas com veículos blindados

Tudo sobre o transporte de cargas com veículos blindados.jpg
O transporte de cargas com veículos blindados traz mais segurança para as operações logísticas. Entenda mais sobre o assunto!

De acordo com um levantamento feito pela Associação Nacional do Transporte de Cargas & Logística (NTC&Logística), divulgado em uma reportagem do jornal O Estado de SP em 2021, o número de registro de ocorrências de roubos de carga está caindo no Brasil. Porém, o prejuízo anual que esse tipo de crime proporciona chega a mais de R$ 1,2 bilhão por ano.

Por conta dessa realidade, os veículos blindados são vistos como uma alternativa mais segura pelas transportadoras. Logo, o mercado da blindagem tem crescido de forma significativa e o Brasil já se tornou líder mundial na contratação desse tipo de serviço.

Em entrevista ao Intermodal Digital, Mônica Queriquelli, especialista e docente na área de logística, falou sobre o assunto. Veja, a seguir!

Benefícios do transporte de cargas com veículos blindados

Na visão de Queriquelli, o transporte de cargas com veículos blindados é benéfico porque proporciona mais segurança para as operações logísticas, principalmente as que envolvem produtos de alto valor monetário.

“Produtos fáceis de carregar e de alto custo, como smartphones e notebooks são muito visados pelos criminosos. O mesmo acontece com medicamentos de uso controlado, que são roubados para serem vendidos sem receita médica no mercado clandestino. Com os caminhões blindados, as empresas que transportam esse tipo de carga têm mais segurança”, declara a profissional.

Queriquelli também explica que o transporte de cargas em veículos blindados dispensa o uso de escolta armada. Isso faz com que se reduzam os custos das operações logísticas.

Veja como um caminhão blindado funciona

A blindagem dos caminhões, de acordo com Queriquelli, é feita em duas etapas. Primeiramente, o processo é realizado na cabine e depois no baú do veículo.

“No caso da cabine, é feito um revestimento com Kevlar, uma espécie de fibra sintética que também é utilizada na fabricação de coletes à prova de bala”, explica a professora.

Já no baú, de acordo com a especialista, são aplicadas placas de aço carbono e outras ligas de materiais. Ela diz que, “esses itens barram a abertura e o corte das superfícies”. 

Com a blindagem, portanto, fica mais difícil para que os ladrões de carga tenham acesso ao conteúdo dos baús dos veículos. Da mesma forma, os motoristas ficam mais protegidos, caso ocorra troca de tiros entre os criminosos e a polícia.

Confira as principais tendências tecnológicas para os veículos blindados

Segundo Queriquelli, existem estudos avançados no segmento para que, em breve, sejam lançados no mercado sensores inteligentes em acessórios dos veículos.

“Acessórios como para-brisas e para-choques detectarão tentativas de arrombamento e dispararão alarmes nas centrais de monitoramento”, diz a especialista.

Queriquelli também comenta que a blindagem elétrica também tende a ser mais utilizada. Em suas palavras: “Nessa modalidade, descargas elétricas são disparadas contra o criminoso que tentar acessar as cargas”.

Os veículos blindados contribuem muito para a segurança logística e para garantir que os produtos cheguem intactos ao destinatário.

Saiba mais sobre segurança no campo logístico em nosso artigo que explica como fazer a gestão de risco na última milha.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar