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Digital twins e engenharia para a expansão da malha ferroviária

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Consultor da Dassault Systemes, Fernando Zimmerman destacou a importância do uso dos gêmeos digitais no setor ferroviário durante a NT Expo 2023. Confira!

Uma das grandes apostas de diferentes setores hoje é nos chamados digital twins, ou gêmeos digitais, simulações virtuais de estruturas e projetos que possibilitam premeditar eventuais problemas e tornar as ações mais eficazes.

Para falar sobre o uso dos digital twins no setor ferroviário, a NT Expo recebeu uma palestra sobre o tema que foi conduzida por Fernando Zimmerman, consultor Latam de Processos para a Indústria da Dassault Systemes.

Continue acompanhando e veja mais do que ele abordou sobre o tema!

Relação da Dassault com o setor ferroviário e multimodalidade

Zimmerman comentou que a Dassault é a segunda maior empresa de tecnologia da Europa, estando entre as 15 maiores do mundo. Ele destacou que a companhia atende diversas indústrias visando a aceleração dos negócios.

“Nós temos uma presença grande no setor ferroviário, com mais de 20 clientes pelo mundo com quem já trabalhamos com os gêmeos digitais, e cada ferrovia tem seus próprios desafios”, explicou

O especialista também falou sobre a atuação da empresa na multimodalidade, incluindo mercado postal, transporte aéreo, rodoviário, ferroviário e marítimo, além da logística como um todo.

“Conectar mundos que são distintos é um desafio, ainda mais no universo ferroviário, entender a mecânica e o funcionamento de outros é algo novo que está se postando, e nisso é onde podemos apoiá-los”, disse.

Outro ponto citado pelo consultor foram as macrotendências que estão afetando a logística hoje. De acordo com ele, existe a migração de cargas antes transportadas pelo setor rodoviário para o modal ferroviário, o que também tem sido alavancado pelo aumento no custo de aquisição de novos caminhões.

“O próprio modal ferroviário hoje tem um nível de eficiência muito grande, claro que com seus desafios, mas na ótica verde é um dos mais eficientes. Ele tem um nível muito baixo comparado com os demais modais, e também em termos de custo, com as ferrovias emitindo até 95% menos CO2 do que viagens aéreas ou rodoviárias na mesma distância”, apontou o palestrante.

Tendências de crescimento para o segmento ferroviário

Segundo Zimmerman, tais aspectos têm influenciado em um interesse no financiamento de novas ferrovias, o que implica também que ferrovias mais antigas sejam modernizadas ou descontinuadas para atender trens elétricos.

“Existe uma tendência de crescimento desse mercado na ordem de 18%, o que mostra que existem iniciativas que estão trazendo transformação no segmento”, pontuou.

O especialista explicou que houve um crescimento considerável de 2018 para cá, com expectativa de crescimento de 30% até 2030, e que a meta é de que o modal rodoviário represente mais de 40% dos volumes transportados até 2035.

Citando uma pesquisa da Frost & Sullivan, Zimmerman relembra que até 2025 o setor ferroviário deve ser o modal que mais receberá investimentos.

“Atingir o que a ferrovia entrega hoje por outros modais é muito difícil. E nesse ponto entendemos que a visão das ferrovias precisa ser ampliada no sentido de conectar outros modais e cadeias de suprimento complexas”, comentou.

O uso dos gêmeos digitais no impulsionamento das ferrovias

Para o consultor da Dassault, é nesse sentido que tecnologias como os gêmeos digitais podem ser exploradas.

“O gêmeo digital para a ferrovia tem duas grandes pernas: a primeira delas é a engenharia, então desde modelos 3D de equipamentos, material rodante, via permanente, dentro de modelos virtuais onde tenho uma gestão desses equipamentos e posso usufruir do meio virtual para acelerar a manutenção”, disse.

Ele complementou: “A nossa visão hoje é de conectar as duas disciplinas, engenharia e operação, e fazemos isso com um conceito que é o rail qube, uma visão de planejamento e operação, desde longo prazo até o próximo minuto do CCO do que está acontecendo em campo, toda a integração da engenharia.”

O especialista comentou que, através da telemetria e das análises em tempo real feitas no material rodante, é possível ter uma visão da conexão das ferrovias com os demais modais, algo possibilitado com o uso do digital twin em diferentes etapas.

Zimmerman citou ainda aspectos como planejamento, torre de controle, janelas de manutenção, análises de cenário e simulações de processo virtuais para garantir maior assertividade nas decisões tomadas nas ferrovias.

Acesse a plataforma da NT Expo e confira a palestra completa, além de todos os outros conteúdos que fizeram parte da grade do evento em 2023!

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