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A importância da indústria nacional para o Capex e Opex dos futuros projetos ferroviários

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Marcopolo Rail já tem versão intercidades do Prosper Multiple Units rodando no RS, além de venda fechada com o Chile. Veja o que foi dito sobre o assunto na NT Expo!

As ferrovias estão no presente e no futuro do transporte de passageiros e de cargas no Brasil e no mundo. Prova disso é o case apresentado pela Marcopolo Rail durante o Congresso NT Expo 2023.

Referência mundial na fabricação de carrocerias para ônibus, o Grupo Marcopolo, com sede na cidade gaúcha de Caxias do Sul, se dedica agora também ao desenvolvimento de produtos metroferroviários.

Business Head da Marcopolo Rail, Petras Amaral dos Santos apresentou mais deste case no evento dedicado ao setor metroferroviário. Confira!

Unidade do Grupo Marcopolo especializada em produtos metroferroviários

A Marcopolo Rail é uma unidade do Grupo Marcopolo situada em Caxias do Sul-RS, no mesmo parque fabril onde há 7 décadas são produzidas as carrocerias para ônibus. Entretanto, não se tratam de “ônibus sobre rodas”, mas de modais ferroviários. 

“A Marcopolo Rail é a unidade de negócios do Grupo Marcopolo especializada no desenvolvimento e produção de modais ferroviários. Está em Caxias, mas são equipes separadas, sem relação com a produção de ônibus”, explicou Santos.

Sobre os modelos já lançados e em desenvolvimento, o Business Head da Marcopolo destacou o Prosper Multiple Units nas versões turismo, intercidades e urbana. Ele já está rodando em Bento Gonçalves e uma venda também já foi fechada com o Chile. 

“O Prosper nasceu para bitola métrica atendendo a um Capex muito mais baixo em termo de implementação para a indústria nacional. Foi feito para intermunicipal, urbana e em trechos longos, que é o caso da Vale”, acrescentou. 

Santos também falou sobre o Prosper Tram, um trem de piso baixo e 100% elétrico que está em desenvolvimento pela Marcopolo Rail; e o Carbody Manufacturing, em linha de montagem e com unidades para serem entregues até o final deste ano.

Capex e Opex: vantagens de adquirir um produto 100% nacional

Foco do Congresso NT Expo 2023, a importância da indústria nacional para o Capex e Opex dos futuros projetos ferroviários também foi abordada por Petras Amaral dos Santos. 

Ele explicou que enquanto o Capex (Capital Expenditure) envolve a aquisição de equipamentos (o trem, neste caso), o Opex (Operational Expenditure) diz respeito a todas as despesas operacionais e de manutenção de equipamentos.

O especialista destacou as vantagens Capex e Opex de adquirir um produto feito no Brasil, sendo a primeira delas o Made in Brazil, ou seja, ser produzido em sua totalidade no país. 

“Obviamente, a geração de empregos no país. Nós temos subsídios para alguns estados de isenção de ICMS também em relação a produtos importados. Temos essa vantagem produzindo no Brasil”, afirmou.

Ele citou ainda o preço competitivo, o desenvolvimento da indústria brasileira e o prazo de entrega como benefícios de apostar em uma fabricação 100% nacional. 

“O prazo de entrega de um produto nacional pode ser muito bom, dependendo de como a empresa se organiza. Ela tem vantagens como, por exemplo, de não ter um frete internacional”, refletiu.

Já sobre as vantagens do Opex, o Business Head da Marcopolo Rail afirmou que estas são “consequências” do Capex.

“Eu tenho um custo e disponibilidade de peças de reposição de 30 anos, um custo de propriedade menor (peças mais baratas e disponíveis à pronta entrega), proximidade do cliente, agilidade no pós vendas”, citou.

Proposta de valor: benefícios versus custos percebidos

Especificamente sobre a Marcopolo Rail, Petras Amaral dos Santos explicou o conceito de Proposta de Valor. 

A Marcopolo tem como objetivo “viabilizar a implementação de novos sistemas de mobilidade sobre trilhos, através de soluções que alcancem o maior valor entregue aos clientes”. 

E a Proposta de Valor é buscada através de uma equação onde os custos são diminuídos dos benefícios percebidos. 

Os benefícios percebidos pela Marcopolo Rail são:

  • Produtos customizados;
  • Velocidade de projeto e produção;
  • Segurança e conforto aos passageiros;
  • Transporte coletivo de qualidade.

Enquanto os custos percebidos pela empresa incluem:

  • Preço;
  • Custo e disponibilidade de peças;
  • TCO (Cost of Ownership);
  • Garantia técnica e testes.

Para atender as demandas do mercado ferroviário aquecido, Amaral destacou a importância do trabalho conjunto com os fornecedores nacionais. 

“Eu tendo eventualmente um atendimento, vou estar próximo do cliente com o meu fornecedor aqui (nacional). Ele é um parceiro, entende exatamente o que eu preciso entregar para o meu cliente. Buscamos uma rede de parceiros, que comprassem a ideia de um produto nacional”, finalizou o convidado. 

Veja mais do que foi apresentado assistindo à palestra completa na plataforma exclusiva da NT Expo!

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