Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

A importância da manutenção ferroviária para o setor

A importância da manutenção ferroviária para o setor.jpeg
Estar com a manutenção de todos os componentes em dia é essencial para garantir uma operação ferroviária segura e eficaz. Confira mais neste artigo!

Manter uma boa manutenção dos trilhos, trens, estações de controle e demais artefatos do sistema ferroviário é de suma importância. 

Isso porque é através da manutenção que a vida útil dos componentes é prolongada, assim como a garantia da segurança sobre os trilhos.

Para entendermos mais sobre como funciona a manutenção ferroviária, conversamos com Juliana Romão, Gerente de Manutenção da CCR Metrô Bahia. Vamos conferir a visão dela sobre este tema tão relevante? 

Continue lendo abaixo e tire suas dúvidas sobre a manutenção ferroviária e seus desdobramentos.

Ainda não se inscreveu para o NT Expo 2022 nos dia 15 a 17 de Março? Faça o seu credenciamento gratuito no site!

O que é e como é feita a manutenção ferroviária?

"A manutenção ferroviária é feita com base numa forte atuação preventiva e preditiva. Devido a importância da ferrovia, estabelecemos instruções, manuais e procedimentos com parâmetros rigorosos de qualidade para garantir a segurança e conforto dos nossos clientes", explica Juliana.

Ela prossegue: "Quando há qualquer desvio constatado em manutenção preventiva, atuamos de forma corretiva de acordo com a criticidade do desvio identificado.

Quais são as principais etapas da manutenção ferroviária?

A nosso convite, a Gerente de Manutenção da CCR Metrô Bahia comentou alguns dos principais pontos que envolvem a manutenção ferroviária, garantindo a segurança de cargas e passageiros e atestando que o sistema esteja sempre funcionando em ordem. Confira:

  • Limpeza da estrutura

"Possuímos uma rotina de monitoramento das condições da estrutura para programação da realização de limpeza das drenagens de via e catação de vegetação da via. Em trechos de lastro de brita, além de realizar tudo que foi comentado, nós avaliamos as condições de elasticidade e colmatação do lastro para programar a sua substituição quando necessário."

  • Manutenção de trilhos de trem via ultrassom

"Os trilhos são periodicamente inspecionados com equipamento de ultrassom composto por rodas, onde essas rodas possuem transdutores multiangulares capazes de identificar qualquer descontinuidade nos trilhos. Além disso, realizamos inspeções frequentes em todas as soldas que ligam os trilhos das nossas linhas. As inspeções das soldas são realizadas através de inspeções de ultrassom pontuais por profissionais certificados.'

  • Esmerilhamento do boleto

"Atualmente realizamos esse serviço com um veículo rodo-esmerilhador próprio de altíssima tecnologia, que foi importado da Europa. Do ponto de vista de processos, possuímos um plano de manutenção preventiva pautada em MTBT (Milhões de Toneladas Brutas Transportadas), onde as curvas e tangentes são esmerilhadas após um determinado tráfego de trens. 

Dessa forma, conseguimos otimizar o perfil dos trilhos, alongando a vida útil do ativo e melhorando o conforto dos nossos clientes. Caso haja necessidade de atuações pontuais devido a correções de corrugação ou outros defeitos que causam ruídos, a equipe é acionada para realizar essa atuação."

  • Manutenção de trilhos de trem por soldagem

"Nossas soldas são frequentemente inspecionadas com o uso de ultrassom. Em caso de identificação de anomalias tanto nas soldas quanto nos trilhos, realizamos a substituição de toda a barra. As soldas utilizadas para soldagem da nova barra de trilhos são chamadas de soldas aluminotérmicas."

Qual a importância da manutenção férrea?

Sabemos que ter uma manutenção em dia é vital para qualquer segmento que atue com maquinários e outros sistemas que precisam de cuidados periódicos. 

No caso do setor ferroviário, isso é ainda mais relevante, já que o segmento atua majoritariamente com o transporte de passageiros e de cargas pesadas.

"A manutenção férrea é importantíssima. A essência dessa importância é simples: Não há redundância no sistema de via permanente. Tendo isso em vista, precisamos entender que transportar vidas e sonhos é nosso maior compromisso, além de fornecer segurança e confiabilidade para nossos clientes, com muita pontualidade e conforto", explica Juliana.

Ela complementa: "Dessa forma, tratamos a manutenção de via permanente com sua devida importância, garantindo as melhores técnicas para atender às expectativas dos nossos clientes. Isso se traduz em 100% de disponibilidade durante toda a operação do CMB."

Portanto, atente-se sempre às boas práticas de manutenção ferroviária, consultando empresas e profissionais certificados que possam manter todos os segmentos ferroviários em ordem de acordo com as necessidades de uso e periodicidade.

Ainda não se inscreveu para o NT Expo 2022 nos dia 15 a 17 de Março? Faça o seu credenciamento gratuito no site!

Se você gostou deste artigo, aproveite e baixe também nosso conteúdo sobre a tecnologia na prevenção de acidentes ferroviários:

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro de Intermodal lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo revistas digitais, webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar