Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Gestão de energia renovável nos centros de distribuição

Article-Gestão de energia renovável nos centros de distribuição

Gestão de energia renovável nos centros de distribuição.jpg
Dos 5 principais tipos de fontes de energia renovável, a solar é a que mais se destaca atualmente. Leia mais em nosso papo com Rodrigo Bourscheidt, CEO da Energy+.

A preocupação com a sustentabilidade e a busca por fontes de energia limpa estão cada vez mais presentes no mundo atual. Nesse contexto, a gestão de energia renovável nos centros de distribuição se apresenta como uma solução inovadora e promissora.

Imagine um futuro em que os centros de distribuição se tornem não apenas locais de armazenamento e envio de produtos, mas também uma fonte de energia limpa e sustentável. 

Essa é a revolução que a gestão de energia renovável nos centros de distribuição pode trazer. Para conversar sobre o assunto, entrevistamos Rodrigo Bourscheidt, CEO e fundador da Energy+. Acompanhe a seguir!

Principais fontes de energia renovável e como a adoção beneficia os centros de distribuição na sustentabilidade e redução de custos

De acordo com o especialista, atualmente, existem 5 tipos principais de fontes de energia renovável: solar, eólica, hidrelétrica, biomassa e geotérmica. Entre elas, a solar é a que recebe maior evidência.

“A energia solar se destaca por sua versatilidade e acessibilidade. Sua adoção beneficia os centros de distribuição de forma significativa em termos de sustentabilidade, pois reduz a dependência de fontes não renováveis, diminuindo a emissão de carbono e preservando os recursos naturais”, explica Bourscheidt.

Outra questão importante envolvendo a energia solar é a possível redução dos custos operacionais a longo prazo. “Fornecendo uma fonte de energia perene e de baixo custo após o investimento inicial em infraestrutura”, acrescenta.

Principais desafios da implementação de fontes de energia renovável em centros de distribuição

Bourscheidt ressalta que os principais desafios na implementação de fontes renováveis em centros de distribuição - também conhecidos como galpões logísticos - envolvem, inicialmente, os custos de investimento em equipamentos e infraestrutura.

“Em nosso setor, a intermitência da energia também é um desafio, já que dependemos da luz solar, o que pode exigir sistemas de armazenamento eficazes ou uma combinação de fontes de energia para garantir um suprimento constante”, diz ele.

Exemplos de centros de distribuição que adotaram a energia renovável e o impacto em suas operações

Hoje em dia já é possível encontrar centros de distribuição que já utilizam a energia renovável em suas operações. Um exemplo são os armazéns da Amazon, empresa multinacional com serviços de venda e entrega de produtos em diferentes países, incluindo o Brasil.

“Centros de distribuição como a Amazon têm adotado com sucesso a energia solar em suas operações”, observa o CEO da Energy+.

“A instalação de painéis solares em seus centros de distribuição reduziu significativamente os custos operacionais de energia e contribuiu para a sua meta de ser uma empresa neutra em carbono até 2040”, prossegue ele. 

O especialista complementa, reforçando que “essa transição também reforçou a reputação da empresa como uma líder em sustentabilidade”.

Como garantir um equilíbrio adequado entre a energia renovável e as fontes tradicionais?

Segundo Bourscheidt, realizar uma gestão de energia eficiente é crucial para equilibrar as fontes renováveis com as tradicionais. 

“Estratégias avançadas de gestão de energia incluem sistemas de armazenamento de energia, como baterias, para lidar com a intermitência da energia solar”, exemplifica nosso entrevistado.

Além disso, hoje em dia é possível integrar de forma inteligente a rede elétrica com a renovável para que a fonte tradicional esteja disponível quando necessário, “mantendo um equilíbrio adequado e gerenciando a demanda”, como diz ele.

“A energia solar se destaca como uma solução viável e benéfica para os centros de distribuição, oferecendo vantagens tanto em sustentabilidade quanto em redução de custos a longo prazo, já que a demanda de infraestrutura em relação a outras fontes é menor”, finaliza o especialista.

Para saber mais, veja nosso artigo sobre energias renováveis na logística: como usar energia solar, eólica e outras fontes renováveis!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar