Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Impactos do hidrogênio verde na logística

Impactos do hidrogênio verde na logística.jpg
O hidrogênio verde pode ser usado nos transportes e na geração de energia. Entenda mais sobre como esse elemento impacta a logística

A descarbonização do planeta é um dos principais objetivos sustentáveis das grandes nações para os próximos anos. Nesse sentido, a produção de hidrogênio pode significar um grande passo para o cumprimento da meta.

O método utiliza a corrente elétrica para separar o hidrogênio da água, de forma renovável. De tal maneira, o meio ambiente não é prejudicado e não é emitido dióxido de carbono na atmosfera.

O coordenador da graduação em Logística do Senac EAD, Alexandre Santos, conversou conosco e explicou como tudo funciona. Leia mais a seguir!

O que é hidrogênio verde?

Santos explica que o hidrogênio é o elemento químico mais abundante do universo, sendo encontrado em diversas substâncias orgânicas e inorgânicas e, quando em estado natural, tem grande capacidade de armazenar energia. Por essa razão, é grande o interesse em utilizá-lo como fonte renovável de energia elétrica e térmica.

O professor também conta que o hidrogênio é encontrado de forma combinada com outros elementos em diferentes fontes, tais como: no ar, na água, no etanol, no gás metano, no diesel e na gasolina, sendo necessário passar por algum processamento para a extração do componente em sua forma mais pura.

“A extração do hidrogênio a partir de algumas dessas fontes, principalmente as de origem fóssil, gera poluentes durante o processo. Nesse sentido, denominamos ‘hidrogênio verde’, o produto obtido a partir de um processo no qual não há emissão de carbono, como o gerado por meio da eletrólise da água”, explica Santos.

Como é feito o hidrogênio verde?

Para Santos, a eletrólise da água, que consiste na decomposição de água (H2O) em oxigênio (O2) e hidrogênio (H2), sob o efeito de uma corrente elétrica, é considerada como o método mais viável para a produção de hidrogênio verde.

Porém, segundo o especialista, esse método ainda é muito caro quando comparado a outros. Por isso, ainda é pouco utilizado nas indústrias.

“Por ser ambientalmente sustentável, pesquisadores têm buscado alternativas a esse processo produtivo, como o uso de  eletrodos que permitam a divisão de moléculas de água sob a luz do sol”, conta Santos.

Quais são as principais aplicações do hidrogênio verde?

“O hidrogênio verde pode ser usado nos transportes e na geração de energia, por meio da utilização das células de combustível, que são desenvolvidas a partir do elemento”, diz Santos.

Ainda de acordo com o professor do Senac EAD, na indústria, o hidrogênio verde tem grande potencial de utilização na geração de calor. Assim, o uso de combustíveis fósseis pode ser substituído.

Como o hidrogênio verde impacta a logística?

No entender de Santos, o hidrogênio verde impacta a logística, principalmente, no segmento dos transportes.

De acordo com o professor: “Uma vez que grande parte das atividades logísticas depende do transporte, temos como impacto direto da utilização do hidrogênio verde, a redução da dependência de combustíveis fósseis com consequente diminuição da emissão de gases de efeito estufa”.

Santos também explica que além do impacto ambiental, existe a possibilidade de redução de custos de energia renovável, utilizando o hidrogênio verde.

Investir em soluções sustentáveis é o grande desafio das empresas no momento e o hidrogênio verde pode ser um investimento interessante para quem busca diferenciação.

Por falar em sustentabilidade, baixe também O impacto dos combustíveis no transporte de trilhos a seguir:

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro de Intermodal lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo revistas digitais, webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar