Automação de sistemas e processos na logística 4.0

Automação de sistemas e processos na logística 4.0.jpeg
A automação de sistemas e processos na logística 4.0 é a unificação da cadeia, ou seja, a necessidade de atuar sempre em uma cadeia unida. Confira!

Investir na automação de sistemas e processos na logística 4.0 é essencial para a sua empresa. Afinal, a logística tem um grande potencial estratégico. 

Portanto, encontrar formas de otimizar os processos é sinônimo de alcançar os melhores resultados e garantir a lucratividade dos negócios.

Para falar um pouco mais sobre o assunto, entrevistamos o Presidente do Conselho Administrativo da Pathfind, Antonio Wrobleski. Vamos lá? Boa leitura!

O que é a automação de sistemas na logística 4.0?

Para Antonio Wrobleski, a automação de sistemas e processos na logística 4.0 é “A unificação da cadeia, ou seja, a necessidade de atuar sempre em uma cadeia unida”.

O especialista reforça que a pandemia adiantou a transformação digital pela qual o setor já estava começando a enfrentar. Para ele, “O futuro é do comércio eletrônico e das empresas que estiverem preparadas para ele”. 

Portanto, se a sua empresa ainda não investe na automação de sistemas e processos logísticos, é importante começar a se preparar para essa realidade.

Quais são os benefícios da automação na logística 4.0?

Quando falamos no futuro, não há como pensar nele sem relacioná-lo com a logística 4.0. 

Afinal, para você ter uma ideia, o Big Data já é uma realidade nessa área; com o sistema de armazenamento de quantidades massivas de dados processados em alta velocidade.

Segundo Wrobleski, “Mais do que vender, agora o desafio do comércio eletrônico é entregar nas condições combinadas com custos viáveis. E as melhores empresas também já perceberam que a logística será um diferencial competitivo para alavancar ainda mais o negócio”. 

Portanto, agregar a tecnologia ao processo é uma estratégia muito inteligente. Além disso, apresenta um ótimo custo-benefício, uma vez que o investimento é baixo e a sua empresa conquista bons resultados em pouco tempo.

Quais são as ferramentas para a automação logística? 

Atualmente, existem diversas ferramentas para a automação logística.

“É possível ter desde ferramentas ativas, a qual toma decisões, melhora a sua visibilidade e dá melhoras muito mais rápidas. Claro que sempre em conjunto com os ERPs, sejam eles WMS ou TMS. A torre de controle, por exemplo, faz uma ligação muito interessante com a gestão de frota”, reforça o especialista.

Quais são as tendências da automação de processos na logística?

No Brasil, estamos vivendo o início da automação de processos na logística. “Essa total integração entre a ponta de saída, intermediário e geração, quanto mais dentro de uma torre de controle, mais vai buscar eficiência e eficácia”, ressalta Wrobleski.

O especialista acredita que nos próximos três anos serão necessários mais investimentos no ramo. Afinal, as empresas estão, aos poucos, percebendo que a automação de processos é sinônimo de redução de tempo e custos e aumento da lucratividade. 

Para ele, “Deverão haver trabalhos ligados ao desembargador, operadores logísticos e startups, pois elas estão fazendo um trabalho rápido”. 

Gostou de aprender mais sobre a automação de sistemas e processos na logística 4.0? Se sim, leia também: Inteligência Artificial na otimização da gestão de estoque.

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro de Intermodal lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo revistas digitais, webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar