Uma estratégia de dados unificada é essencial para que as empresas ferroviárias otimizem os processos e maximizem a eficiência, além de cumprir os requisitos legais em nível nacional e da União Europeia (UE). 

A T-System International GmbH complementa as cadeias de refinamento de dados existentes de seus clientes com o gerenciamento de produtos e serviços de dados, completando assim seus recursos de gerenciamento de informações e dados, bem como a governança no domínio dos dados.

A estratégia de dados de uma empresa responde a perguntas sobre o manuseio de dados, as habilidades e os princípios necessários para a implementação e a contribuição para a criação de valor.

*Artigo originalmente publicado no relatório de 2024 da feira alemã InnoTrans

Conceito de estratégia de dados ponta a ponta para o setor ferroviário

A T-Systems criou um conceito de ponta a ponta para uma empresa ferroviária pública que expande a estratégia existente em uma estratégia integrada de dados e Inteligência Artificial, que inclui um plano de implementação e sugestões de programas de treinamento. 

O conceito inclui produtos e serviços de dados, desde sua implementação até a introdução nos mercados interno e externo em um domínio de dados. 

As empresas ferroviárias veem os dados como um recurso decisivo para moldar a transição da mobilidade. 

Esses dados, bem como seu refinamento, têm como objetivo projetar inovações de produtos e serviços orientados por dados, aumentar a criação de valor e abrir modelos de negócios novos ou existentes para sua monetização. 

O conceito integrado de T-Systems dá igual consideração ao refinamento de dados e ao gerenciamento de produtos.

Isso inclui o ciclo de vida completo, começando com a análise dos requisitos, o projeto, a implementação, o fornecimento, a operação, a mudança e o desprovisionamento, além de delinear a introdução do gerenciamento de produtos e serviços de dados.

Gerenciamento do ciclo de vida aprimorado: como funciona na prática

A introdução de uma arquitetura de malha de dados é a peça central da estratégia da T-Systems. Ela foi projetada para promover a descentralização do gerenciamento de dados e a autonomia entre as unidades de negócios, garantindo, ao mesmo tempo, uma abordagem coerente e integrada para o gerenciamento e o uso de dados. 

Ao integrar as práticas de DataOps, a T-Systems visa aprimorar o gerenciamento do ciclo de vida dos dados. 

Isso garante que os dados sejam mais acessíveis, de maior qualidade e integrados de forma mais eficaz às operações diárias. 

A criação de produtos e serviços de dados com base nos princípios de malha de dados, bem como de DataOps, oferece suporte a soluções personalizadas orientadas por IA para requisitos operacionais e melhora a utilização dos dados.

Como fornecedora de mercados de dados e infraestruturas para espaços de dados, a T-Systems é membro fundador da iniciativa europeia GAIA-X para criar uma infraestrutura de dados poderosa, segura e confiável, incluindo o Gaia-X Trust Anchor.

De 22 a 24 de abril de 2025, o Distrito Anhembi, em São Paulo, será o cenário do maior encontro do setor ferroviário da América Latina. Participe da NT Expo 2025! Realize seu credenciamento agora!