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Como a integração de tecnologias pode aprimorar a logística multimodal

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Superintendente de TI do Grupo Apisul, Daniel Nobre aponta que diferentes modais otimizam a eficiência do transporte, reduzem custos e diminuem tempo. Saiba mais!

Na teia da logística moderna, onde cada elo desempenha um papel crucial no sucesso das operações, a integração de tecnologias emerge como um ponto focal para o aprimoramento da eficiência.

No contexto da logística multimodal, onde diferentes modos de transporte são combinados para otimizar o fluxo de mercadorias, a sinergia entre tecnologia e logística desempenha um papel ainda mais vital. 

Para falar sobre este assunto, conversamos com Daniel Nobre, graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e atual superintendente de TI, Produtos Digitais e Inovação do Grupo Apisul. Acompanhe a leitura para saber mais!

Logística multimodal: definição e principais desafios associados à operação

Daniel Nobre explica que a logística multimodal envolve diferentes modais do transporte de cargas, sendo uma abordagem utilizada para otimizar a eficiência, reduzir custos e minimizar os tempos de trânsito.

“A logística multimodal combina os pontos fortes de cada modal para criar soluções abrangentes e integradas”, ressalta.

Na opinião do especialista, a logística intermodal vai de encontro a 5 desafios importantes: sincronismo das etapas e coordenação, documentações complexas, custos, segurança da carga e rastreabilidade

Nobre comenta sobre cada um deles, começando pelo sincronismo das etapas e coordenação:

“Fazer uma transição adequada entre os diferentes modais é bem complicada e isso requer o gerenciamento eficaz entre os operadores logísticos envolvidos e transportadoras”, inicia.

Já sobre a documentação, Nobre acredita que a movimentação de cargas envolve grande quantidade de papéis, o que pode gerar erros e atrasos. 

Sobre os custos, o profissional afirma que eles podem surgir especialmente em casos onde não há uma transição eficiente entre os modais. “Isso pode gerar despesas adicionais com taxas de transbordo, armazenagem temporária, entre outros”.

A segurança da carga é outro desafio expressivo enfrentado. “Principalmente durante as transferências entre os modais, podendo gerar danos, avarias parciais ou totais, roubo ou perda”, acrescenta.

Além disso, ter a visibilidade e rastreabilidade da carga ao longo de todo o processo logístico é algo considerado difícil e complexo por Nobre.

“Pode afetar os controles de estoque e aumentar o tempo de resposta em casos de incidentes ou emergência”, aponta.

O papel da integração de tecnologias na resolução desses desafios

Na opinião do superintendente de TI do Grupo Apisul, a integração de diferentes tecnologias têm um papel crucial na resolução dos desafios.

“A integração traz melhorias de visibilidade, otimização de rotas, aumento de eficiência operacional, redução de erros e aprimoramento da precisão”.

Além de servir como apoio na resolução dos problemas e desafios, a integração tecnológica, segundo Nobre, “gera benefícios de satisfação do cliente e sustentabilidade ambiental”.

Principais tecnologias que podem ser integradas para aprimorar a logística multimodal

Entre as tecnologias integradas para aprimorar a logística intermodal, Daniel Nobre cita 5 principais:

1. Gestão de dados

A adoção da tecnologia de gestão de dados conectada com diversos sistemas de transportes, como é o caso do TMS e WMS, fornece visibilidade em tempo real da cadeia de suprimentos com possibilidade de identificação rápida de problemas ou desvios operacionais.

2. Rastreabilidade

A utilização de rastreadores veiculares com comunicação satelital, como a Identificação por Radiofrequência (RFID) e a Internet das Coisas (IoT), possibilita o rastreamento, a localização e o conhecimento sobre o status da carga durante a jornada logística.

3. Seguros

A contratação de seguros inteligentes elaborados e customizados pela análise estatística e preditiva das operações é um diferencial de custos e segurança na operação.

4. Gerenciamento de riscos com Inteligência Artificial e Machine Learning

A utilização de tecnologias, incluindo automação e Inteligência Artificial, no monitoramento/rastreamento das cargas permite ações rápidas na prevenção, recuperação e diminuição de prejuízos na operação logística.

5. Otimização de rotas

Contratar softwares de otimização de rotas, tracking rodoviário e tempos de trânsito é de excelente valia para a redução de custos, aumento de capacidade operacional e previsibilidade de impactos na cadeia.

Benefícios da integração dessas tecnologias

Na opinião do especialista do Grupo Apisul, a integração dessas tecnologias oferece uma enorme variedade de benefícios para todos os envolvidos na cadeia, em especial clientes e empresas.

“Posso destacar alguns benefícios mais perceptíveis no dia a dia das operações integradas, como a melhoria na eficiência operacional pela otimização das rotas e redução dos tempos ‘parados’, maior visibilidade e rastreabilidade de toda a cadeia”, cita Nobre.

“Adaptação rápida a mudanças pela questão dos processos automatizados e acesso rápido a dados/informações da operação para tomada de decisão e sustentabilidade ambiental pela redução de estoques e uso mais eficiente de recursos que possuem uma pegada menor de carbono”, complementa.

Empresas que alcançaram sucesso ao integrar tecnologias para aprimorar operações de logística multimodal

Questionado sobre cases de sucesso na integração de tecnologias, Daniel Nobre cita o investimento em inteligência logística feito pelo Grupo Apisul como forma de garantir a redução de custos e a melhoria da qualidade operacional. 

“Apenas no ano de 2023, o Grupo Apisul garantiu a segurança de mais de 1,2 trilhão de cargas e mais de 5 milhões de viagens monitoradas”, comenta.

Além deste, Nobre cita o exemplo do Transportes Bertolini, considerada atualmente a empresa de maior integração rodofluvial do Brasil. 

“Hoje, o volume operacional da Bertolini é de 2.500 veículos rodoviários, 350 balsas e 75 empurradores”, enumera.

“Somente em 2023, no modal rodoviário, chegou a percorrer mais de 44 milhões de quilômetros”, finaliza.

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