A cloud computing, ou computação em nuvem, já é uma realidade e está impactando positivamente a forma como as empresas administram as suas cadeias de suprimentos.

Saber como utilizar essa tecnologia, portanto, é de grande relevância e interesse para os gestores de supply chain

Para compreendermos mais sobre a computação em nuvem aplicada à cadeia de suprimentos, conversamos com o José Patriota, gerente de canais para a América Latina da Nutanix, empresa especialista em softwares de cloud computing. Acompanhe!

A relação entre cadeia de suprimentos e computação em nuvem no contexto atual

De acordo com Patriota, desde o início da pandemia, a cadeia de suprimentos passa por um momento bastante desafiador, com escassez de insumos e uma demanda reprimida de componentes necessários para a infraestrutura de TI.

Dentro desse contexto, o especialista acredita que a adoção da computação em nuvem é uma opção bastante atrativa para as empresas seguirem com os seus planos de expansão ou renovações no campo de TI voltada para a logística.

Porém, ele faz um alerta: “É importante ter cautela e fazer um planejamento considerando todas as variáveis e requisitos para garantir que sejam seguidas as políticas de segurança, proteção de dados, disponibilidade de aplicações e dados e governança”.

Para Patriota, uma estratégia que pode contribuir muito nesse momento é a adoção de uma plataforma híbrida multicloud, flexível, escalável e com gestão centralizada.

O especialista cita uma pesquisa para embasar a sua opinião: “De acordo com um recente estudo encomendado pela Nutanix, chamado de Enterprise Cloud Index (ECI), o modelo multicloud já é dominante de uso no Brasil, sendo utilizado por 54% dos participantes. Além disso, 90% dos entrevistados indicaram que a nuvem híbrida é a ideal”.

Vantagens da computação em nuvem para o supply chain

“Uma plataforma de nuvem híbrida multicloud permite aproveitar a escalabilidade e elasticidade sob demanda de nuvens públicas, com uma gestão simplificada e centralizada, o que possibilita a aplicação das políticas de segurança e gera uma interoperabilidade com eficiência de operações”, opina Patriota, ao ser questionado sobre as vantagens da cloud computing para o supply chain.

Ele explica que uma console única de gestão elimina a necessidade de equipes distintas para gerenciar cada ambiente ou a requalificação de equipes, simplificando a mobilidade de aplicações entre nuvens.

Porém, o representante da Nutanix pensa ser de extrema importância escolher bem qual carga de trabalho estará em cada nuvem, privada ou pública.

A escolha deve ser feita de acordo com o nível de criticidade para o negócio e os custos operacionais atrelados ao consumo de infraestrutura em curto, médio e longo prazo. 

Serviços de computação em nuvem oferecidos para a logística

São diversas as atividades de logística que podem ser beneficiadas com a computação em nuvem.

Nas palavras de Patriota: “Uma plataforma multinuvem híbrida permite aplicar políticas de proteção de dados e recuperação de desastres de maneira conectada entre diferentes nuvens, o que pode ajudar as empresas a responderem melhor a eventuais incidentes e mudanças, sem afetar as operações de negócios”.

Logística e tecnologia não se separam mais! Por isso, é bem relevante que os gestores da área conheçam sobre temas como a computação em nuvem.

Outro assunto interessante é o blockchain na cadeia de suprimentos. Elaboramos um material completo sobre isso para você. Baixe agora mesmo!