Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Gerenciamento estratégico do insumo hospitalar

Gerenciamento estratégico do insumo hospitalar .jpg
Um bom gerenciamento de insumos hospitalares gera economia e segurança para a logística.

Ter um bom gerenciamento estratégico do insumo hospitalar é uma estratégia inteligente para garantir a segurança de todos.

Para você ter uma ideia sobre a importância do assunto, um estudo realizado pela Navigant atestou que os hospitais dos Estados Unidos que investiram em um bom gerenciamento dos insumos puderam reduzir os seus custos em até 17,7% por ano.

Portanto, ao promover um bom gerenciamento você tem mais economia, alcança serviços de alta qualidade, mantém a rotina mais organizada e ainda promove um bom fluxo de trabalho.

Quer saber mais sobre este assunto? Se sim, continue conosco!

Para falar um pouco mais sobre essa temática, entrevistamos a diretora executiva da Rayflex, Giordania R. Tavares. Boa leitura!

O que é a logística de insumos hospitalares?

A logística de insumos hospitalares é uma prática que se preocupa com a organização, armazenagem, estocagem, controle e conservação dos materiais utilizados em um hospital, clínica ou qualquer outra instituição de saúde.

De forma resumida, “É uma maneira para deixar esses itens mais seguros para utilização do consumidor final”, destaca Giordania R. Tavares.

Além disso, um ponto que merece destaque é que todo esse processo precisa visar a segurança, a qual deve ser colocada acima de tudo. 

“Segurança é prioridade de qualquer processo especialmente quando a eficácia e a credibilidade dos produtos envolvem diretamente a saúde e o bem-estar. Assim, o controle de qualidade na indústria farmacêutica é obrigado a atender às mais rígidas normas e certificações do mercado”, reforça ela.

Quais são os passos para um gerenciamento estratégico de insumos hospitalares?

Ter um bom controle no gerenciamento estratégico de insumos hospitalares é essencial. 

Confira alguns passos que merecem a sua atenção para ter um bom plano estratégico de insumos hospitalares:

  • tenha atenção com as análises de risco;
  • promova o isolamento adequado do ambiente;
  • prepare a equipe com bons treinamentos;
  • tenha um bom controle de estoque;
  • armazene os produtos de forma correta;
  • invista em uma rotina de limpeza e desinfecção do meio de trabalho;
  • tenha atenção com o uso de roupas de proteção;
  • preocupe-se com a descontaminação dos insumos — isso vale desde as matérias-primas até os produtos finais;
  • faça inventários periódicos;
  • construa bons relacionamentos com os fornecedores;
  • invista em tecnologia.

Para promover um bom gerenciamento estratégico do insumo hospitalar, contar com a ajuda da tecnologia é uma opção inteligente. Afinal, precisamos considerar que cada etapa precisa ser realizada com eficácia para garantir a segurança e proteção de todos.

“A tecnologia pode ser uma grande aliada para cumprir todos esses procedimentos. Mais do que nunca, a segurança dos funcionários e o controle de qualidade na indústria farmacêutica exigem infraestrutura adequada e fornecimento de espaço, equipamentos e instalações de acordo com as medidas e procedimentos sistemáticos necessários”, finaliza Tavares.

Gostou de aprender mais sobre o gerenciamento estratégico do insumo hospitalar? Se sim, leia também: O papel da logística farmacêutica no combate à pandemia. Boa leitura!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar