Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

A importância logística data driven

A importância logística data driven.jpeg
A logística data driven é a logística orientada por dados, que permite a tomada de decisões mais assertiva. Saiba mais!

Uma das tendências mais importantes na área de logística é a logística data driven. Essa estratégia traz uma série de vantagens para as empresas, pois permite tomar decisões muito mais assertivas.

Além disso, ao integrar e usar os dados a favor do negócio, você cria operações muito mais otimizadas.

Para explicar um pouco mais sobre o assunto, entrevistamos o COO da Lincros  — empresa de tecnologia especializada em soluções para gestão logística —, Jean Carlos Pereira.

Boa leitura!

O que é a logística data driven?

“A logística data driven é a logística orientada por dados. Trata-se de uma operação automatizada que conta com a aplicação de softwares de gestão e monitoramento em todo o processo de distribuição, que permitem a coleta, armazenagem e tratamento de informações, de dados estruturados”, explica Jean Carlos Pereira.

Dessa maneira, a empresa utiliza a integração de todo o processo logístico em uma única ferramenta (ou por meio de softwares integrados) para realizar análises estratégicas e otimizar o processo.

Assim, “Cria, a partir dessa análise, rotas otimizadas, entregas inteligentes e rápidas, acompanha a distribuição e conta com relatórios que ajudam a prever cenários”,como explica o especialista.

Quais são as vantagens de uma logística data driven?

Conheça quais são as principais vantagens de investir em uma logística data driven:

  • tornar toda a gestão mais inteligente;
  • receber dados confiáveis que ajudam na tomada de decisão estratégica;
  • prever cenários;
  • promover mais transparência no setor logístico;
  • identificar falhas no processo e pontos de atenção;
  • permitir adaptar os processos para melhor aproveitamento dos recursos;
  • identificar oportunidades;
  • melhorar o processo de entrega;
  • garantir mais produtividade e lucratividade.

Pereira explica que a empresa consegue otimizar as rotas, considerando o desempenho dos veículos na rotina de entregas anteriores. 

Dessa forma, “É possível reduzir custos e otimizar a auditoria de frentes ao integrar dados da cotação com a entrega dos documentos finais. Além disso, é possível reduzir erros a partir da conferência automatizada de fatura, olhando, ainda, para os percentuais de erros ou problemas mais comuns”.

Quais são os desafios para a aplicação de uma mentalidade data driven?

Pereira acredita que um dos maiores desafios é com relação a cultura da empresa. 

Afinal, implementar uma logística data driven exige a mudança de postura e de formato de atuação. 

Para ele, “É preciso engajar os times para a mudança, mostrar que é possível melhorar o trabalho fazendo processos de formas diferentes e que a evolução é necessária para a melhoria contínua”.

Outro desafio é com relação a escolha correta do software mais adequado para a realidade da empresa.

“O ideal é que, para se conquistar uma logística data driven, a empresa conte com um TMS desenvolvido de acordo com as melhores práticas do segmento e abranja todos os processos do setor logístico”, reforça o especialista.

Além disso, é fundamental que haja a integração com outros setores, pois isso impacta diretamente na performance logística.

“Essa visão global da operação é ainda um grande desafio, mas algo essencial para empresas que buscam automatizar processos e conquistar uma gestão baseada em dados”, salienta Pereira.

Como aplicar a mentalidade data driven na logística?

Segundo Pereira, “Um bom passo é contar com apoio de especialistas em automação logística, para que o processo de implementação de novas soluções seja mais eficiente. Ter, também, uma liderança engajada é muito importante, pois é a partir do alto escalão que os profissionais irão se sentir positivamente impactados”.

Portanto, para garantir eficiência operacional é essencial investir em soluções integradas e deixar de lado as planilhas e os processos manuais.

Gostou de aprender mais sobre a logística data driven? Então, leia também: Automação de sistemas e processos na logística 4.0.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar