Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

A importância da segurança digital na logística moderna

A importância da segurança digital na logística moderna.jpg
Apesar de as novas tecnologias terem aperfeiçoado e facilitado muitos trabalhos, elas também abriram brechas para que alguns processos ficassem mais vulneráveis.

Nas operações da logística moderna, algo que preocupa muito as empresas é a segurança digital. Apesar de as novas tecnologias terem aperfeiçoado e facilitado muitos trabalhos, elas também abriram brechas para que alguns processos ficassem mais vulneráveis.

É por conta disso que os responsáveis pela área logística das empresas devem estar sempre preocupados  em desenvolver boas ações para que essas organizações não sejam prejudicadas.

Cláudio Dodt, sócio da empresa Daryus Consultoria e especialista em Segurança da Informação e Proteção de Dados, conversou conosco e trouxe algumas opiniões sobre esse tema. Veja a seguir!

A segurança digital na logística moderna

Como um processo de negócio, a logística é responsável por atividades que são essenciais para o funcionamento da maioria das organizações. 

Dodt explica que os cibercriminosos estão plenamente cientes dessa importância, tanto que muitos ataques são concebidos exatamente para afetar a cadeia logística e parar as organizações.

O especialista comentou sobre um case de ataque que se tornou conhecido entre os profissionais da área: 

“Um bom exemplo disso foi o caso do ataque cibernético realizado contra a empresa dinamarquesa Maersk, que é uma das maiores operadoras de navios de contêineres e navios de abastecimento do mundo, e foi vítima de um ransomware (código malicioso que sequestra sistemas de informação) que implicou na indisponibilidade de sistemas críticos de TI e controles operacionais em todos os níveis da organização. Esse incidente resultou em uma perda estimada em algo entre 200 e 300 milhões de dólares, afetando drasticamente o resultado da Maersk em 2017”.

Segundo Dodt, a ideia da área de segurança da informação é tratar esse tipo de situação, evitando que os incidentes ocorram ou minimizem os impactos que eles podem causar.

A importância de ficar atento aos riscos digitais na logística

Entender quais são e como se proteger dos riscos digitais é algo que deve fazer parte do dia a dia do profissional da logística. Afinal, como explica Dodt, um único incidente pode paralisar todas as operações da empresa, causando  danos financeiros e reputacionais irreparáveis. 

"Imagine que um único erro básico, como usar um dispositivo USB não autorizado, ou clicar em um link malicioso criado por cibercriminosos, pode implicar em situações como roubo de credenciais de acesso, vazamento de informação ou mesmo na disseminação de códigos maliciosos que em questão de minutos podem contaminar e tornar inoperantes sistemas de informação da organização”, exemplifica o sócio da Daryus.

Tendências de segurança digital para a logística

Dodt acredita ser bastante provável que os ataques de cibercriminosos direcionados ao setor logístico sigam aumentando não apenas em quantidade, mas também na sofisticação das táticas utilizadas.

Em meio a esse cenário, a única opção que as empresas têm é garantir que as suas defesas sejam tão avançadas quanto as tecnologias usadas pelos criminosos.

Nas palavras de Dodt: “Essa é uma jornada conjunta, na qual as empresas precisam evoluir, parando de pensar na segurança da informação como um silo apartado dos processos de negócio, e adotando uma visão onde práticas de cibersegurança são parte de toda e qualquer operação crítica”’.

A importância de adotar protocolos de segurança digital na logística é algo cada vez mais necessário para as organizações. É preciso evoluir em processos, mas sem deixar de lado tudo o que envolve a segurança.

Ficar de fora dessas tendências é praticamente impossível, tendo em vista que a transformação digital na logística é um caminho sem volta. Confira em nosso artigo sobre o tema!
 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar