Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

QR Code: aplicações na logística

QR Code aplicações na logística.jpeg
As QR Codes são uma espécie avançada dos códigos de barras, tendo em vista que podem carregar muito mais informação.

Desde quando foram criados, em 1994, os QR Codes passaram a ser muito utilizados na logística, principalmente nos armazéns. Uma das principais utilizações é na realização dos inventários de produtos.

Com sua recente popularização, impulsionada pelo advento dos smartphones e das conexões móveis, eles ganharam ainda mais importância em todos setores, e na logística não foi diferente.

Buscando saber mais sobre as aplicações do QR Code na logística, conversamos com o Roberto Lange Lira, docente dos cursos de Gestão do Senac EAD.

Nosso convidado apresentou um pouco da sua visão sobre o assunto e nos explicou mais sobre as aplicações do QR Code na logística. Veja mais a seguir!

QR Codes: o que são e como se diferenciam dos códigos de barras

De acordo com Lira, QR significa “Quick Response”; ou seja, “resposta rápida”. Assim sendo, os QR Codes são códigos que podem ser lidos por celulares ou scanners, fornecendo uma série de informações.

Para Lira, os QR Codes são uma espécie avançada dos códigos de barras, tendo em vista que podem carregar muito mais informação. Ele explica:

“Podemos considerar o QR Code como uma evolução do código de barras, visto que, enquanto um código de barras suporta cerca de 25 caracteres diferentes, um QR Code pode chegar a 4296, de acordo com sua versão. O QR Code possui duas dimensões (horizontal e vertical) e o código de barras somente uma (horizontal)”.

As vantagens de usar o QR Code na logística

O uso do QR Code é bastante  benéfico para os setores de logística das empresas. As funcionalidades do código são o que mais resultam em benefícios reais.

“Dentre as principais vantagens temos a resistência, pois um código de barras, se estiver sujo ou danificado, não pode ser lido. Já o QR Code pode ser lido normalmente, devido sua estrutura”, comenta Lira.

Ele complementa: “Outra vantagem é a facilidade, pois podem ser lidos por dispositivos muito mais simples que os códigos de barras, como, um celular”.

Ou seja, com o QR Code, os operadores logísticos não precisam ter várias unidades de scanner de mão, tendo em vista que apenas com o celular já é possível fazer a leitura dos códigos.

“Ainda temos a quantidade de informações que podem ser fornecidas por um QR Code, muito maiores que nos códigos de barras”, complementa o professor.

Aplicações do QR Code na logística

Questionado sobre as aplicações do QR Code na logística, Lira nos explicou que são muitas as possibilidades.

“O QR Code possui várias aplicações na logística. É utilizado na identificação de mercadorias com maior agilidade, controle e armazenamento dos produtos, com a vantagem de fornecer mais informações à empresa”, diz.

Como é tão vantajoso, cada vez mais os centros de distribuição logísticos estão optando pelo uso do QR Code e deixando de lado os códigos de barras, que tendem a se tornarem obsoletos.

Se você gostou deste conteúdo, também pode conferir nosso whitepaper sobre Armazenagem e distribuição inteligentes: os próximos passos.

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro de Intermodal lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo revistas digitais, webinars, whitepapers e muito mais.

TAG: qr code
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar