Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Soluções de logística e entregas para mercados

Soluções de logística e entregas para mercados.jpeg
Ter uma boa solução de logística para supermercado é uma questão de sobrevivência. Confira!

Ter uma boa logística para mercados é essencial para garantir o bom andamento dos negócios. 

Mais do que isso, ela é essencial para manter a rotina organizada e otimizada. Além disso, ter uma boa logística para mercados é questão de competitividade.

Para falar mais sobre o assunto, entrevistamos o presidente do Conselho de Administração da Pathfind, Antônio Wrobleski. Antônio é engenheiro e realiza trabalhos em mais de 15 países — tanto no trade de importação como de exportação.

Vamos lá? Boa leitura!

Como funciona a logística interna para supermercados? 

De acordo com Antônio Wrobleski, “A logística interna para supermercados funciona em um princípio complexo e, ao mesmo tempo, simples”. Afinal, normalmente, o recebimento é normal, como qualquer outro produto.

Eles são divididos por frios (congelados) e produtos quentes (os que não contêm controle de temperatura). 

Assim, cada um deles precisa ter rígidos controles internos para entregar ao consumidor produtos seguros e de qualidade.

Como funciona a logística de entregas para supermercados?

Wrobleski explica que a armazenagem trabalha no conceito de FIFO — um conceito bastante antigo e usual — e toda a gestão de estoque é feita via Warehouse Management System (WMS). 

“Normalmente, esse WMS trabalha junto com o Transportation Management System (TMS) e os dois ligados ao ERP, que, em muitos casos, é o próprio SAP, outros da TOTVS”, ressalta o especialista.

Com relação ao recebimento, ele acontece de forma simples e usual. Wrobleski explica que o SLA mais importante dentro de recebimento para supermercado é o giro mensal que os produtos dão. “Então, isso prepara e faz com que mude toda a lógica de armazenagem e estocagem”.

Além disso, para ter uma logística de entrega para supermercados eficaz, é preciso investir em bons treinamentos para os colaboradores e, é claro, ter processos internos bem determinados.

Quais são os principais avanços tecnológicos para a logística de supermercados? 

“Os principais avanços tecnológicos para a logística de supermercado, primeiro é a interconectividade e, logicamente, a digitalização”, salienta Wrobleski.

O especialista conta que grandes empresas mundiais (como a Unilever) já trabalham com conceitos modernos de logística, como darkstore e robotização.

Para ele, “Os avanços tecnológicos são muito fortes e voltados para a tecnologia de controle, tecnologia expiry dates — recurso tecnológico que controla data de validade dos produtos, tanto no armazém quanto na ponta — e, evidentemente, um fator muito importante para isso, é a otimização de rotas nas entregas”. 

Wrobleski explica que é preciso investir na otimização das rotas para reduzir o custo e atender o cliente all time. “Aliás, esse é um dos SLAs muito usuais no uso de armazéns em supermercados, que é chamado de OTIF”.

Quais são as vantagens das soluções de logística para mercados?

Atualmente, podemos afirmar que ter uma boa solução de logística para supermercado é uma questão de sobrevivência. 

“Se o supermercado não estiver inserido no mundo digital e se não usar um software integrado, com certeza você vai ter perdas monstruosas”, reflete o especialista.

Gostou de aprender mais sobre a logística para mercados? Se sim, aproveite para baixar o nosso white paper gratuito sobre: Tecnologia logística: Quando a inovação é aliada do sucesso.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar