Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Utilizando Big Data e outras novas tecnologias no supply chain

Utilizando Big Data e outras novas tecnologias no supply chain.jpg
Os recursos de Big Data são fundamentais para que uma operação logística seja realizada com sucesso nos dias de hoje. Saiba mais neste artigo!

O universo da logística está em constante transformação. As novidades surgem a todo instante e é necessário que as empresas e profissionais da área fiquem de olho nas tendências, como as novas tecnologias no supply chain, para que não sejam passados para trás.

Os recursos de Big Data, por exemplo, são fundamentais para que uma operação logística seja realizada com sucesso nos dias de hoje. Quem tem essa opinião é o cientista de dados Cleverson Cachoeira, que atua na empresa Logcomex.

Quer saber mais sobre o que esse especialista pensa sobre o uso do Big Data e outras novas tecnologias no supply chain? Então, é só seguir com a leitura!

Big Data no supply chain: entendendo o conceito

Cachoeira define o Big Data como um termo que se refere a uma grande quantidade de dados, que são gerados e armazenados pelas empresas.

O especialista afirma que, nos últimos anos, o Big Data ganhou notoriedade no supply chain e vem sendo cada vez mais utilizado no setor logístico.

“No supply chain, a aplicação de Big Data é de extrema importância, pois a cadeia de suprimentos é composta de vários processos, automatizados ou não, que podem e devem ser otimizados”, explica o cientista de dados.

Ele ainda afirma que os dados podem ser captados via sensores, sistemas de aplicações ou inserção humana. Além disso, uma vez que forem gerados, podem servir para provocar melhorias nos processos, análises de anomalias e formas de redução de tempo e custo.

Benefícios do Big Data para o supply chain

No que se refere aos benefícios do Big Data para o supply chain, Cachoeira é enfático: “O principal benefício é proporcionar uma vantagem tecnológica para as empresas, de forma a maximizar os lucros e diminuir os gastos durante a cadeia logística”.

Ele afirma, no entanto, que a adoção dessa tecnologia, embora amplamente divulgada no mercado, necessita de alguns cuidados.

“Não basta ter uma grande quantidade de dados, é necessária uma infraestrutura de pessoas e ferramentas que os tornem informações valiosas para a empresa”, orienta Cachoeira.

O cientista acredita ser essencial que as empresas foquem não apenas na tecnologia em si, mas também em profissionais de TI que sejam especializados no tratamento de dados.

Outro ponto importante a que Cachoeira dá destaque é o treinamento necessário aos colaboradores, para que cumpram à risca a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Além do Big Data: outras novas tecnologias no supply chain

Apesar do uso do Big Data no supply chain ser uma das maiores inovações da logística, essa não é a única tecnologia que é tendência no setor.

Na visão de Cachoeira: “Além do Big Data, outras tecnologias podem se somar no supply chain, de forma a traduzir em benefícios. É o caso da robótica, na utilização de robôs e drones, e a Inteligência Artificial, de forma a otimizar de maneira mais relevante as operações de negócio e gerando um controle de estoque mais eficiente”.

O cientista de dados também destaca que, para o segmento da logística, há uma previsão de redução de mão de obra humana na realização de tarefas repetitivas. Além disso, os carros autônomos devem começar a ganhar maior popularidade nos próximos anos.

A sua empresa já utiliza o Big Data e outras novas tecnologias no supply chain? Fazer esse investimento é uma necessidade nos dias de hoje.

Você pode saber mais sobre esse tema em nosso e-book que apresenta conceitos de supply chain e as principais estratégias do SCM 4.0. Baixe agora mesmo!


 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar