Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Vantagens da tecnologia logística para pequenas e médias empresas

tecnologia logística.jpg
Confira a visão de Fabrício Santos, da MáximaTech e da OnBlox, sobre os benefícios da tecnologia logística em pequenas e médias empresas do setor.

Já se foi o tempo em que a tecnologia logística era um privilégio apenas de grandes operadores, redes de varejos e mega organizações. 

Atualmente, soluções e ferramentas de todos os tipos — muitas de baixo custo ou com implementações modulares — permitem que empresas de pequeno e médio porte também embarquem nessa era 4.0 do ramo da distribuição.  

Desde avançados sistemas de gestão de estoque até eficientes ferramentas de monitoramento de cargas em tempo real, a tecnologia logística é extremamente versátil, diversificada e democrática, sendo uma realidade aplicável a qualquer tipo e tamanho de empresa.  

Para falar um pouco mais sobre esse tema, nosso convidado de hoje é Fabrício Santos, especialista em logística da MáximaTech e da Onblox, ambas empresas desenvolvedoras de soluções tecnológicas para o setor. Vamos conferir?  

Como a tecnologia logística evolui e pode ser aplicada em pequenas e médias empresas do setor?  

O uso da tecnologia aplicada aos negócios já é uma realidade na rotina de qualquer empresa e, como bem destacamos no início, isso não se limita mais às grandes corporações do mercado.  

Essa rápida Transformação Digital permitiu que empresas de logística de pequeno e médio elevassem as suas operações e gestões a níveis de qualidade que, até então, eram um privilégio de grandes distribuidores.  

Para Santos, a tecnologia logística veio para trazer mais eficiência e simplificar processos que eram considerados complexos em uma cadeia de abastecimento até pouco tempo. 

Isso engloba operações de negócios menores, como ele bem explica: "para a logística de pequenas e médias empresas, a precisão nas atividades e o controle dos processos fazem com que os custos sejam reduzidos, aumentando a competitividade no mercado e simplificando etapas de distribuição".  

Ele ainda complementa destacando uma das principais vantagens dessas ferramentas aplicadas à logística: a velocidade das informações para ações mais acertadas na gestão.  

"Com o uso de um software logístico, a gestão passa a ter as informações em tempo real de cada fase do processo. Isso faz com que a tomada de decisão seja precisa, garantindo a satisfação do cliente", explica o especialista.  

O que saber para otimizar processos com a tecnologia logística?  

Além de implementar novas ferramentas no negócio, cabe ao gestor e à empresa entenderem quais resultados são previstos, quais áreas serão beneficiadas e quais processos serão incluídos na solução, entre outros inúmeros fatores importantes.  

Por isso, Santos reforça: "Antes de otimizar os processos com o uso da tecnologia, é preciso ter breves conhecimentos sobre automação, tecnologia da informação e uso de softwares.  

A automação auxilia na parte de processos. Ela é responsável por simplificar a operação. O que antes era burocrático hoje é muito mais rápido e com menor custo.  

A tecnologia da informação entra com o suporte às informações e aos parâmetros a serem trabalhados em toda a cadeia logística. Tais parâmetros agregam muito ao gestor, pois, dessa forma, ele consegue ter todo o tipo de informação à disposição de maneira antecipada, podendo corrigir e otimizar, ao mínimo sinal, a perda de produtividade e as falhas nos processos operacionais".  

Nosso convidado ainda lembra de uma dica importante, que deve ser levada em consideração pelas empresas de logística ao implementarem novas tecnologias em suas operações. 

Diz ele: "É fundamental que esse profissional da tecnologia da informação seja incluído em todo o processo. Analisar também os softwares de gestão e ver as possibilidades da integração com outros programas é essencial para essa otimização e facilita o acesso às informações". 

Por que vale a pena investir em tecnologia na logística?  

Buscar por otimização logística sempre foi um desafio para muitos gestores, em especial em pequenas e médias empresas. 

Hoje, o advento da tecnologia viabilizou e, de certa forma, popularizou certas ferramentas a todos os tipos de negócios. E os seus benefícios em termos de gestão são incalculáveis.  

É o que explica Santos: "Existem várias vantagens na otimização de processos logísticos. Se antes uma atividade levava horas para ser realizada, após a otimização ela é executada em poucos minutos. A produtividade é um fator em que se nota muita diferença!  

O uso de um software de WMS, por exemplo, chega a aumentar em até 50% a produtividade da operação logística dentro de um estoque.   

A roteirização aumenta em até 20% a produtividade das entregas e reduz em cerca de 25% a conta de combustível. Já imaginou o quanto isso impacta nos custos logísticos e no faturamento de uma empresa?".   

Como seguir se preparando e olhando para o futuro nas empresas de logística?  

Ainda que essa Transformação Digital de pequenas e médias empresas já seja uma realidade, ainda há muito o que esperar da tecnologia logística em um futuro breve.  

Nesse sentido, Santos alerta sobre a importância de sempre estar de olho nas tendências e inovações que o mercado reserva.   

Ele orienta: "é essencial ficar antenado nas mudanças de mercado, tentando manter ao máximo a sua logística sempre bem planejada e otimizada. Essas vantagens vão fazer com que o seu negócio seja sempre competitivo no setor e conquiste uma alta taxa de satisfação do cliente".  

O especialista finaliza com conselhos importantes aos gestores e às empresas de logística que buscam otimizar os seus processos. 

"Uma dica para se manter na frente é buscar realizar as avaliações do seu processo logístico constantemente. Isso pode trazer novos pontos de vista de como as ações podem ser otimizadas e atualizadas.  

Por fim, é importante buscar aplicar os conceitos da logística 4.0, que utiliza a tecnologia como aliada para agilizar os processos nas etapas que forem mais convenientes para cada empresa".   

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre tecnologia logística na prática e conhecer o que o setor prepara para a sua empresa? Então, acesse a plataforma Intermodal Xperience e vivencie essa transformação na visão de diversos especialistas! 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar