A pandemia mundial que também chegou ao Brasil afeta de forma direta a gestão da saúde. Para que todos os hospitais continuem funcionando em plena quarentena, e todos os pacientes — inclusive os que tratam de outras doenças — continuem recebendo seus medicamentos, é preciso manter a cadeia de frio em andamento.
Descubra mais sobre como ela funciona neste vídeo.
Como gerenciar a saúde em tempos de pandemia?
A pandemia mundial, que também chegou ao Brasil, afeta de forma direta a gestão da saúde.
Isso porque os pacientes com a Covid-19, em muitos casos, precisam de assistência médica rápida e internações hospitalares.
Alternativa logística para o transporte de medicamentos
Para que todos os hospitais continuem funcionando em plena quarentena e todos os pacientes, inclusive os que tratam outras doenças, continuem recebendo os seus medicamentos, é preciso manter a rede de frio – ou cadeia de frio – em andamento.
O que é a cadeia de frio?
A cadeia de frio é um processo de armazenamento, conservação, manipulação, distribuição e transporte de vacinas, medicamentos e demais produtos para hospitais, clínicas e postos de saúde.
Principal característica da cadeia de frio
Esse tipo de processo tem como principal característica manter os materiais em determinada temperatura para sua conservação até os locais de uso.
Como funciona a cadeia de frio?
Para realizar a cadeia de frio é preciso ter uma equipe técnica com enfermeiros, equipamentos – como câmera fria e geladeira comercial para armazenamento, transporte entre as instâncias de armazenamento e controle de temperatura.
Na instância nacional e estadual, se utilizam câmaras frigoríficas para garantir a temperatura.
Já quando se chega à instância regional se utiliza uma geladeira comercial.
Benefício da cadeia de frio
O principal benefício da cadeia de frio é assegurar que todos os produtos administrados mantenham suas características iniciais, a fim de conferir imunidade, tendo em vista que são materiais termolábeis e se deterioram depois de determinado tempo quando expostos a variações de temperaturas inadequadas a sua conservação.
Por isso, no período de pandemia, as suas vantagens são fundamentais para garantir que a assistência à saúde esteja em primeiro lugar
Quer saber mais? Baixe gratuitamente o material “As soluções tecnológicas da cadeia de frio”