A logística reversa é um tipo de sistema que tem cada vez mais impactado as indústrias trazendo ações de sustentabilidade. Ela faz parte da economia circular.

Neste tipo de metodologias, as indústrias devolver resíduos e matéria prima ao destino correto que pode, ou não, ser o local de origem anterior. Isso impacta positivamente no andamento da reciclagem.

Legislação da logística reversa

Em 2010, foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), alterando a Lei Nº 12.305.

Essa legislação dispõe sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.

Como implementar uma logística reversa?

Para implementar uma logística reversa eficiente é preciso:

  1. Estabelecer uma política interna
  2. Orientar a equipe interna de vendedores
  3. Orientar os clientes sobre as regras de devolução e entregas de produtos

Resultados da logística reversa

Além de reduzir os impactos ambientais, a logística reversa é fundamental para auxiliar na nova forma de analisar os hábitos de consumo, trazendo benefícios para todos os agentes da cadeia – desde as indústrias até as entidades de reciclagem.

Agora que você já sabe como ela funciona e suas regulamentações, descubra também como a logística reversa deve funcionar no âmbito dos e-commerces, que estão crescendo consideravelmente no Brasil.