Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Transportando perecíveis: o que fazer e não fazer

Confira neste vídeo como funciona a logística de perecíveis e o que precisa ser feito para transportar esses tipos de produtos.

O transporte de perecíveis no Brasil, além de ser um serviço essencial para garantir o abastecimento de locais como mercado ou açougues, exige cuidados complexos e seguimento à risca de normas que envolvem a vigilância sanitária.

O que são alimentos perecíveis?

O primeiro ponto é entender que são considerados alimentos perecíveis aqueles alteráveis e instáveis de acordo com a temperatura do ambiente, ou seja, que sofrem com a variação.

Alguns exemplos são: frutas, legumes, congelados, carnes, aves, entre outros.

Legislação do transporte de perecíveis

Para a regulamentação do transporte dos alimentos, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou a portaria SVS/MS nº 326.

Já a ABNT tem uma norma específica, com procedimentos e critérios, para o transporte de produtos alimentícios refrigerado, que é a ABNT NBR 14701.

Um ponto importante a ser seguido é com relação as orientações de temperatura. Os alimentos quentes devem ser transportados acima de 65º C.

Já os frios entre 4º C e 10º C, ou conforme as especificações do fabricante. E os congelados com temperatura abaixo de -12º C e -18º C.

A importância do transporte de alimentos perecíveis

Garantir a qualidade do transporte de perecíveis é essencial para que a indústria de alimentos continue funcionando de forma plena, entregando produtos de primeiro consumo para toda população.

Por isso, ao longo dos anos, as regras dessa logística foram aprimoradas.

Confira também os desafios do transporte de cargas refrigeradas e perecíveis.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar