Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Mercado analisa cenários e define tendências para o setor logístico

Article-Mercado analisa cenários e define tendências para o setor logístico

Mercado analisa cenários e define tendências para o setor logístico.jpg
Muito conteúdo no ultimo dia do Interlog Summit na Intermodal South America 2023!

Uma palestra magna marcou o terceiro e último dia do Interlog Summit, área dedicada a painéis e debates do setor logístico. Bart De Muynck, Chief Industry Officer da Project 44, empresa especializada em projetos e consultoria de tecnologia para empresas de supply chain, falou sobre como melhorar a visibilidade da cadeia de suprimentos através da tecnologia. O painel foi comandado por Pedro Moreira, presidente da Associação Brasileira de Logística (Abralog).

O palestrante ressaltou que o mundo e a cadeia logística sofreram diversas mudanças por conta da pandemia e que esse fato impactou o setor a longo prazo. “Sempre me perguntam quando voltaremos ao normal e minha reflexão é que essa esperada estabilidade não irá acontecer. Isso porque estamos diariamente expostos a conflitos geopolíticos, problemas socioeconômicos, desastres naturais, doenças, entre outros. É preciso nos adaptarmos, e a tecnologia é uma aliada para isso”, explica. 

O especialista apontou a necessidade de inovação para aprimorar o segmento por meio do uso de recursos como inteligência artificial, machine learning, automação, IoT, Big Data, entre outros, porém, de acordo com Bart, os dados são os insumos mais valiosos das empresas que querem melhorar o desempenho da cadeia de supply chain. “Os dados são a chave do sucesso, é por intermédio de minuciosas análises que conseguimos obter respostas que nos ajudem na tomada de decisão. Os dados recebidos e monitorados em tempo real são ainda mais importantes”. 

Para o futuro, o palestrante aponta a necessidade dos CEOs direcionarem a atenção para sustentabilidade, aquisição de novos talentos digitais e o uso combinado de diferentes tecnologias. “O maior desafio é mudar, é a prática disruptiva. O foco em sustentabilidade e tecnologia deve estar na agenda de todos os gestores do mundo, especialmente do Brasil, que ainda precisa investir mais. Meu conselho para essa transformação é: comece pelo tratamento e análise de dados, esse é o passo mais importante”, enfatiza.

O Intermodal Summit trouxe ainda outros debates, como “Comércio Internacional na Pós-Pandemia: As Percepções dos Operadores Logísticos em Relação às Mudanças nas Cadeias de Produção”, com a participação de Demir Lourenço, diretor-executivo do TECON Salvador e Centro Logístico da Wilson Sons; Daniel Salcedo, diretor comercial da Brado e Marcella Cunha, diretora executiva da ABOL (Associação Brasileira de Operadores Logísticos). O encerramento ficou por conta de um encontro especial que discutiu a inovação no transporte internacional de cargas. O painel contou com a presença do Prof. Dr. Rodrigo Vieira dos Santos, coordenador do Centro de Conectividade - SENAI-SP e de  Nelson Oliveira Jr, superintendente de TI do Santos Port Authority.  

XXVI Conferência Nacional de Logística

A XXVI Conferência Nacional de Logística, promovida pela Abralog, apresentou cases de sucesso: Alexandre Westphalen, diretor geral de logística, do Grupo Pão de Açúcar, explanou sobre a reestruturação da malha logística e abastecimento das lojas. Cristiano Passarelli, diretor de supply chaindelivery da Leroy Merlin palestrou sobre a Jornada Ominicanalidade no segmento de materiais de construção. Finalmente, Toni Trajano, CEO da Soluciona Logística e Marcelo Lopes Menezes, diretor de logística da Pernambucanas, participaram do case Neocubo, sobre Logística Phygital: Compartilhamento de Rotas. 

Discussões importantes para o desenvolvimento dos negócios também foram estabelecidas durante a conferência. Para tratar sobre como aumentar a produtividade e gestão em centros de distribuição com o uso da tecnologia, o evento recebeu Gustavo Barbosa, Diretor Comercial da Luft Logistics. 

Para explanar sobre logística 4.0: automação como grande aliada da omnicanalidade, o evento recebeu Michael Pontes, diretor geral da INVENT Smart Intralogisitcs Solutions e Artur Silva, gerente de logística do Grupo Multi. E para palestrar sobre a importância do RH como diferencial na gestão estratégica nas empresas de logística, os participantes contaram com a palestra de Catia Horsts, co-fundadora e CEO da Rhopen Soluções com Pessoas. 

O encerramento da Conferência deu-se com o “Encontro de Líderes – Macro Tendências Logísticas: Inovação, Tecnologia e Omnicanalidade”, que contou com as abertura de Leandro Bassoi, COO conselheiro do Madeira Madeira, que apresentou os macrotemas do debate: digitalização, inovação e tecnologia, e-commerce e omnicanalidade, burocracia na logística, práticas ESG e gestão de pessoas.  

Para estimular os comentários, o moderador, Pedro Moreira, presidente da Abralog, abriu as discussões questionando sobre o nível de maturidade e os desafios das empresas sobre o tema tecnologia. Kelly Carvalho, economista e assessora técnica do Comitê de Logística da Fecomecio-SP, lembrou do crescimento do e-commerce na pandemia. "Segundo dados da Fecomercio-SP, em 2022, as empresas registraram 36% de alta no faturamento e a previsão ainda é de crescimento", afirmou.  

Angela Ghiller, diretora de produtos de logística da TOTVS, comentou sobre a pesquisa da empresa, realizada em 2022, com 750 empresas com faturamento acima de 200 milhões. O tema foi maturidade digital e os resultados mostraram que há tendência para investimentos em dispositivos móveis, integração digital e produtos, uma vez que a digitalização ainda é baixa no segmento logístico.  

Fernando Gasparini, diretor executivo de supply chain da VIA, acredita que as empresas estão se preparando cada vez mais para ingressarem no mundo digital, "visando, além do apoio às vendas, a melhoria da jornada da compra por parte do cliente", Leandro Bassoi falou sobre a busca da maturidade do e-commerce passado o boom da pandemia e da possibilidade de que e-commerce chegue em breve a representar 25% do varejo.  

O debate avançou para as questões ESG, nas quais não apenas a questão ambiental, mas principalmente a social entrou na pauta.  

Pedro Moreira, presidente da Abralog, explicou que a Conferência Nacional de Logística, realizada durante a Intermodal pela entidade, é o braço de conteúdo do evento e foi também a maior já ocorrida ante as 25 edições do encontro, neste ano ganhando a companhia do 1º Congresso Intermodal, formando com a CNL o Interlog Summit, que teve mais de 100 palestrantes, e que, daqui para frente, vai se responsabilizar pelo conteúdo logístico da Intermodal. "Nós da Abralog estamos convictos de que a entidade é, hoje, a mais eclética disseminadora da logística no Brasil, um ecossistema completo, com atores de todos os setores da economia que se valem da logística", completa Moreira. 

Sobre a Intermodal 2023, Moreira considerou que esta foi a maior de todas as edições da mostra. "Uma oportunidade única de ver, ao vivo, soluções em equipamentos e serviços para todos os modais. Nenhum outro evento é tão completo, nenhum reúne toda a cadeia de suprimentos”, avaliou

Continue por dentro da Intermodal seguindo as redes sociais e continue lendo conteúdo do canal digital!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar