Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como construir uma carreira no setor de logística

Article-Como construir uma carreira no setor de logística

Como construir uma carreira no setor de logística.jpg
Coordenadora em Gestão Logística no Centro Universitário Uninter, a professora Caroline Brasil dá conselhos valiosos para quem quer se destacar na área. Veja mais!

Um dos mais importantes segmentos da economia brasileira, a logística é também um importante gerador de empregos para o mercado de trabalho do país. 

De acordo com dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Brasil conta atualmente com cerca de 200 mil empresas atuantes na área, gerando em torno de 2 milhões e meio de vagas diretas, além das milhares de vagas indiretas impulsionadas pelas atividades que englobam todo o ecossistema logístico.

Seja você um profissional já consolidado ou que está começando na área, ou alguém interessado em trilhar este caminho, existem alguns importantes conselhos para exercer essa carreira da melhor forma.

Por isso, batemos um papo com Caroline Brasil, professora e coordenadora da pós-graduação em Gestão Logística do Centro Universitário Internacional Uninter. 

Veja tudo o que ela nos falou sobre o assunto abaixo!

As principais funções e oportunidades de carreira disponíveis no setor de logística

"A área de logística é muito abrangente no que se refere a oportunidades de trabalho. Há variedade de acordo com o produto ou serviço comercializado/disponibilizado e região de atuação", ressalta Brasil. 

A professora Caroline diz ainda que, em geral, "atividades ligadas ao transporte (entrega, processamento de pedidos) sempre estão em alta, assim como para estocagem e armazenagem."

De acordo com ela, "são atividades diretamente proporcionais à demanda e desde a pandemia e o salto do e-commerce exigiu das empresas a contratação de colaboradores específicos para essas atividades."

As habilidades e competências essenciais para se destacar no campo da logística

Na visão da docente do Uninter, "o profissional de logística deve ser organizado, com boa comunicação e ágil. São habilidades que fazem com que o serviço seja bem executado e o cliente atendido a contento."

Brasil ressalta ainda que, neste contexto, "há a necessidade de visão holística do processo logístico dentro da cadeia de suprimentos", o que faz dessa "uma das características chave para o profissional se destacar na função."

Como é o desenvolvimento profissional e as oportunidades de crescimento na área de logística?

Caroline Brasil lembra que, antes de traçar um plano de carreira, é preciso que o profissional defina a área que quer seguir dentro da logística, já que o setor envolve "atividades bem distintas e que exigem preparo diferenciado". 

Ela exemplifica com as três principais vertentes do meio:

  • Transporte: “O profissional que optar por essa atividade pode exercer a função de gestão de transportes, em que vai analisar e decidir o modal a ser escolhido em cada rota e região, negociar com os operadores logísticos, gerir uma equipe de motoristas (se a frota for própria), determinar softwares de rastreamento, dentre outras atividades.”
  • Compras: “Neste caso estará diretamente ligado aos fornecedores e produção. Trabalha com negociação, planejamento de curto, médio e longo prazos, custos, estocagem, armazenagem, dentre outras atividades. 
  • Exportação/importação: “Participar de feiras internacionais, negociação de contratos, precisa compreender operações de câmbio, dominar o inglês e, preferencialmente, a língua do destino/origem da mercadoria, respeitar diferenças culturais para ter sucesso nas negociações.”

Brasil continua, observando que, "depois de escolhida a área de atuação, é importante que o profissional conheça muito bem a mercadoria e a região que trabalha."

De acordo com ela, isso é importante "porque as atividades só serão bem executadas se as características do produto transportado ou armazenado forem mantidas durante a operação."

"Por exemplo: se a mercadoria não pode entrar em contato com umidade, será preciso uma embalagem secundária que impeça o contato e o modal utilizado garanta a sua integridade nesse sentido", reitera Caroline.

Ela prossegue: "Conhecendo bem o produto, passa-se a necessidade de conhecer o mercado de atuação, para se preparar para futuras mudanças. Além de manter a capacitação relacionada à área e estar em dia com as novas tecnologias e tendências que venham a surgir."

Como a tecnologia está impactando o setor de logística e quais são as habilidades digitais relevantes para os profissionais da área?

Brasil relembra que "o avanço tecnológico está acontecendo a passos largos na logística: automação, robotização, uso de aplicativos de roteirização, por exemplo, assim como possibilidade de entrega por drones e veículos autônomos."

Ainda segundo ela, essas tecnologias já são realidade para alguns dos profissionais logísticos, e em breve deverão ser incorporadas a todos os segmentos da área. Ela dá dois conselhos para acompanhar estas mudanças:

  1. “A tecnologia veio para auxiliar o profissional e não substituir. É importante conhecer e não ter medo de lidar com a tecnologia, pois seu uso na logística é inevitável. Encarar como a criação da calculadora ou até mesmo do e-mail.” 
  2. “Novas oportunidades de trabalho serão abertas com o uso das tecnologias, e dentre elas destaca-se a tomada de decisão. Muitos indicadores, números, acompanhamentos são gerados de maneira online e necessitam de análise e tomada de decisão. O profissional deve estar preparado para lidar com isso.”

Como construir uma rede profissional e como ela pode beneficiar aqueles que desejam crescer no setor de transporte intermodal? 

A docente do Uninter relembra que "os relacionamentos na logística são fundamentais para uma boa gestão com os demais setores da empresa, com fornecedores e terceirizados, e com os clientes."

Para a especialista, "desenvolver habilidades de comunicação e empatia para facilitar os relacionamentos interpessoais pode auxiliar.”

“Quando se fala em transporte intermodal ou utilizando mais de um modal com diversas negociações, esses relacionamentos tendem a facilitar o alcance de boas negociações e consequentemente bons resultados”, reforça Caroline.

Ela finaliza: "É preciso que o profissional dialogue com facilidade com os diversos níveis hierárquicos e saiba a linguagem a ser utilizada com cada um. Não se pode ter a mesma abordagem para todos, pois o resultado pode ser problemático."

Quer saber mais? Veja agora nosso conteúdo sobre como otimizar a logística empresarial!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar