A construção do primeiro túnel imerso do Brasil entre Santos e Guarujá representa um avanço significativo para a infraestrutura logística do país. Com 870 metros de extensão e 21 metros de profundidade, a obra promete otimizar o transporte de cargas e passageiros, reduzindo gargalos e impulsionando o desenvolvimento regional.

Investimento e Parceria

O projeto, com um investimento estimado em R$ 6 bilhões, será viabilizado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, o Governo Federal e a iniciativa privada. A empresa vencedora da licitação será responsável pela construção, operação e manutenção do túnel pelos próximos 30 anos.

Impacto na Logística e Mobilidade

Atualmente, a travessia entre Santos e Guarujá é realizada por balsas ou por um trajeto rodoviário de cerca de 40 km. Com o túnel, a conexão direta entre as cidades reduzirá drasticamente o tempo de deslocamento, facilitando a circulação de mais de 21 mil veículos diários, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.

Para o setor logístico, a obra trará ganhos expressivos. O novo corredor subterrâneo garantirá maior fluidez no transporte de cargas, reduzindo custos operacionais e aumentando a eficiência das rotas que atendem ao Porto de Santos, um dos mais importantes do Brasil.

Infraestrutura e Tecnologia

O túnel contará com seis faixas de rolamento, sendo três em cada sentido, com uma pista adaptável ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de uma ciclovia e uma passagem exclusiva para pedestres.

A estrutura será composta por seis módulos de concreto pré-moldados, fabricados em uma doca seca. Após testes de vedção e impermeabilidade, os módulos serão transportados até o local de instalação, onde serão imersos e conectados para formar a passagem definitiva.

Etapas da Construção

  1. Preparação do Solo – Uma trincheira será escavada no fundo do canal para acomodar os módulos do túnel, com reforço de placas de concreto para suporte estrutural.
  2. Construção dos Módulos – Os elementos do túnel serão produzidos em concreto, com reservatórios internos temporários para garantir a flutuação durante o transporte.
  3. Transporte – Após testes de segurança, a doca seca será inundada e os módulos flutuarão até o local de instalação, com apoio de rebocadores.
  4. Posicionamento e Imersão – Os elementos serão fixados em pontes flutuantes e imersos lentamente até atingirem a posição definitiva.
  5. Conexão dos Elementos – Guinchos hidráulicos aproximarão os módulos, que serão selados por pressão diferencial e nivelados com macacos hidráulicos.
  6. Proteção Final – Uma camada de pedras será aplicada sobre o túnel para protegê-lo contra impactos de embarcações e ancoragens acidentais.

Impactos para a Logística Nacional

A obra, qualificada no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e integrada ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), representa um grande avanço para a logística brasileira.

A ligação subterrânea facilitará o transporte de mercadorias entre as margens do Porto de Santos, reduzindo filas, otimizando o escoamento de cargas e trazendo maior previsibilidade para os operadores logísticos. Além disso, a obra reduzirá a dependência do transporte por balsas, que frequentemente sofre com longas esperas e interrupções operacionais.

Com impacto direto na eficiência e competitividade da infraestrutura de transportes do Brasil, o Túnel Santos-Guarujá tem potencial para transformar a dinâmica logística do maior porto da América Latina e impulsionar o crescimento econômico da região.

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