Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Veículo leve sobre trilhos: mobilidade urbana e sustentabilidade

VLT.jpg
O VLT lembra os antigos bondes, mas o modal oferece muito mais benefícios ao meio ambiente e à população. Saiba mais sobre como o modelo funciona!

O veículo leve sobre trilhos (VLT) é um pequeno trem movido à eletricidade e que é visto por muitos especialistas como uma grande inovação para a mobilidade urbana.

Algumas localidades brasileiras já podem usufruir desse tipo de transporte. A primeira linha de VLT de nosso país foi inaugurada em 2009, ligando os municípios de Crato e Juazeiro do Norte, no Ceará. Mais recentemente, em 2016, iniciou-se a primeira etapa do VLT Carioca, no Rio de Janeiro.

Em entrevista ao Intermodal Digital, José Manoel Ferreira Gonçalves, que é doutor em Engenharia de Produção e estuda o papel das políticas de transporte público, falou sobre os VLTs. Veja, a seguir!

Conheça os veículos leves sobre trilhos (VLT)

Na visão de Gonçalves, o veículo leve sobre trilhos é uma solução que pode ser muito adequada, dependendo do volume de passageiros que utilizam o transporte diariamente na região.

“O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) é um pequeno trem que é movido por eletricidade. Isso é um aspecto muito relevante, quero dizer que, não há uma única solução para todos os problemas de demanda de passageiros em qualquer circunstância. Tudo em última análise é uma questão de custo, benefício e resultado. O interesse público tem que prevalecer sempre”, comenta o especialista.

Gonçalves também comenta que os VLTs são muito parecidos com os antigos bondes que existem em São Paulo e outras cidades brasileiras algumas décadas atrás. Porém, são muito mais rápidos e fazem menos paradas durante os trajetos.

VLT e sustentabilidade: benefícios para o meio ambiente

Para Gonçalves, o VLT é um meio de transporte sustentável, mas que precisa ser uma resposta efetiva à dimensão atual e futura do volume de passageiros a ser transportado. 

“Um VLT mal planejado e mal dimensionado, pode acarretar problemas que resultem não em sustentabilidade, mas no oposto disso”, alerta o engenheiro.

O especialista também explica que o veículo leve sobre trilhos é interessante porque se incorpora ao ambiente urbano, trafegando na altura das vias ou sobre trilhos elevados. Ou seja, o VLT é uma obra de interferência urbana com impacto visual porque não fica “escondido” no subsolo.

Os veículos leves sobre trilhos também são benéficos para reduzir os índices de poluição no meio ambiente. 

Nas palavras de Gonçalves: “Ressalto, ainda na questão ambiental, que o VLT movido a eletricidade ou biodiesel, não emite diretamente gases de efeito estufa nem particulados para a atmosfera resultando numa melhor qualidade do ar das cidades. Além disso, são muito mais silenciosos diminuindo o nível de ruído que já é exagerado especialmente nas grandes cidades e metrópoles no mundo todo”.

Benefícios do veículo leve sobre trilhos para as cidades brasileiras

Além dos benefícios econômicos e da preservação ao meio ambiente, Gonçalves acredita que os VLTs podem contribuir diretamente para a qualidade de vida das pessoas, gerando um impacto social.

O doutor em Engenharia de Produção opina: “A presença do VLT pode reforçar benefícios intangíveis e imateriais, ligados à autoestima e à sensação de conforto e respeito às populações, em especial as que mais necessitam do transporte público de qualidade, no caso, sobre trilhos”.

Na sua cidade ou estado já existe algum projeto de veículo leve sobre trilhos? Esse e outros modelos de transporte ferroviário são considerados pelos especialistas como o futuro da mobilidade pública.

Um projeto interessante é o Trem Intercidades, desenvolvido pelo Estado de São Paulo. Leia também nosso artigo que fala sobre esse tema!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar