No contexto do comércio internacional, o termo NVOCC (Non-Vessel Operating Common Carrier) tem se tornado cada vez mais relevante. Você já ouviu falar nele?
O NVOCC tem um papel importante ao facilitar o transporte de mercadorias, oferecendo serviços que conectam exportadores e importadores aos armadores, sem, no entanto, operar propriamente os navios.
Já no cenário brasileiro, onde o comércio exterior e o setor logístico estão em constante crescimento, entender a função de um NVOCC é essencial para compreender como as cadeias de suprimento funcionam e como as empresas podem otimizar os processos de importação e exportação.
Neste artigo, vamos explorar o conceito de NVOCC, principais funções e como ele impacta o transporte marítimo e a logística no Brasil, especialmente diante dos desafios e oportunidades do mercado atual.
Para tanto, contamos com a participação de Carla Vieira, gerente de Marketing, Estratégias Digitais e Business Intelligence da Allink Neutral Provider. Boa leitura!
Entendendo o significado de NVOCC
Como dito na introdução deste artigo, NVOCC significa Non-Vessel Operating Common Carrier ou, em tradução livre, transportador comum que não opera em embarcação. Carla Vieira explica:
“É uma empresa que oferece serviços de transporte marítimo sem possuir navios próprios, consolidando cargas de diferentes empresas num mesmo contêiner”.
As principais funções de um NVOCC
As diferentes funções de um NVOCC o tornam uma peça-chave no processo logístico, proporcionando maior flexibilidade, redução de custos e eficiência para as empresas que realizam o comércio internacional.
A especialista convidada cita as principais funções de um NVOCC:
“Efetuar a melhor consolidação respeitando a integridade da carga, munir clientes de informação sobre o andamento do embarque, fornecer a maior quantidade possível de serviços LCL diretos e escolher os melhores parceiros seja no Brasil (como terminais e armadores) como no exterior (sua rede de agentes)”.
Diferenças entre armador, NVOCC e agência marítima
No setor de transporte, armador, NVOCC e agência marítima desempenham papéis distintos, mas interdependentes.
“Armador é a empresa que opera navios próprios; NVOCC é o intermediário que consolida cargas e atua como transportador, mas não possui navios; e agência marítima é quem representa o armador, cuidando de operações locais no porto”, descreve a entrevistada.
Importância e principais diferenciais de um NVOCC
Apesar de não operar propriamente os navios, a importância e os diferenciais de um NVOCC estão ligados à capacidade de otimizar processos, reduzir custos e oferecer flexibilidade para empresas que precisam movimentar cargas entre diferentes países.
“A maior importância é o custo do frete, já que você paga apenas pelo espaço usado dentro do contêiner e sendo um modal bem mais econômico que o aéreo”, ressalta Vieira.
Segundo ela, um NVOCC raiz possui “muitas rotas LCL diretas e próprias, rede de parceiros no exterior com ampla capilaridade e que sejam exclusivos em seus países, saúde financeira estável e know-how para orquestrar a magia da consolidação”.
Cotação de frete com um NVOCC
Para fazer uma cotação, Carla Vieira explica que é necessário informar diferentes detalhes da mercadoria, incluindo peso, dimensão, tipo, Incoterms, se pode empilhar ou não, se é frágil ou não, se é carga IMO, porto de origem, destino, entre outros.
“Um dos pontos que muitos esquecem é: ‘Até quando a carga deve estar em seu destino?’ Essa informação é crucial, porque nem sempre o mais barato atende o prazo esperado”, observa Vieira.
Ela acrescenta que, com os dados em mãos, o NVOCC vai analisar se existe alguma restrição quanto ao embarque daquela carga antes de passar a cotação.
“É necessário checar se no país de destino tem alguma restrição, porque se houver e o embarque ocorrer, essa carga ou terá que voltar a sua origem ou terá que ser destruída, gerando reclamação do cliente e custos extras”, finaliza.
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