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Monetização de estações e terminais metroviários

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Publicidade e franquias estão entre as ações para monetização de estações metroviárias apresentadas pelo professor Davi Lucas Araújo, do Senac São Paulo. Confira!

As concessionárias ou empresas públicas que administram as estações metroviárias precisam ser criativas ao buscar meios para diversificar os lucros. 

Isso é importante para que o valor das passagens não seja a única fonte de renda das organizações metroviárias. Dessa forma, além de se tornarem mais lucrativas, essas empresas também podem investir mais no segmento, que é tão pouco explorado no Brasil.

Mestre e doutor em Administração, Davi Lucas Arruda de Araújo é professor da área de Logística do Senac São Paulo e conversou conosco sobre o tema. Leia a seguir!

Os benefícios da monetização diversificada para a sustentabilidade financeira e operacional de terminais e estações de metrô

"A monetização para os terminais e estações de metrô se faz necessária, uma vez que o Brasil deveria realizar mais investimentos no modal metroviário," explica Araújo. 

Segundo ele, o sistema metroferroviário, além de ser uma opção viável para o transporte de cargas e pessoas em distâncias maiores, carece de uma maior alavancagem financeira e operacional.

Para Araújo, a chave está na geração de receitas além da venda de passagens e tarifas. 

"Uma das saídas consiste em gerar recursos por meio de outras fontes de receitas que não se limitem apenas na compra de passagens e tarifas", afirma. 

Isso incluiria a exploração de novos modelos de negócio em diversos segmentos, que podem ser integrados aos ambientes das estações e terminais.

De acordo com o professor, a inserção de atividades comerciais diversificadas nas estações não apenas amplia o leque de receitas, mas também aumenta o consumo e a geração de receitas adicionais. 

Além dos benefícios financeiros, Araújo ressalta a importância dessa estratégia para a melhoria das condições operacionais do transporte público

Entre as melhorias esperadas estão "mais trens disponíveis, mais conforto ao usuário, mais pontualidade no atendimento e mais modernidade no âmbito tecnológico a esse tipo de serviço."

As estratégias comumente utilizadas para gerar receitas em terminais e estações de metrô

Uma das estratégias mais visíveis para gerar receita em estações de metrô é o uso intensivo de publicidade. 

Araújo exemplifica “[...] quando algum filme, série ou novela está prestes a estrear, é muito comum observar diversas ações de marketing". Isso inclui desde o envelopamento de trens com publicidade até a instalação de painéis com anúncios nas estações e vagões.

"Outra estratégia comumente utilizada para gerar receitas consiste na nomeação de determinadas estações como o nome de empresas," explica o Araújo. Estações como Higienópolis Mackenzie e Paulista Pernambucanas são exemplos notáveis dessa abordagem, onde a identidade da estação se mescla com a marca corporativa, fortalecendo a presença da empresa na região.

Além disso, o aluguel de espaços comerciais dentro das estações é outra fonte de receita significativa. Esses espaços são frequentemente ocupados por lojas de diversos segmentos, como alimentação, vestuário, telefonia, perfumaria, farmácias e livrarias. 

"É muito comum em boa parte das estações observar diversas lojas dos mais variados segmentos," observa o especialista. A preferência por franquias nesses espaços se deve tanto à alta circulação de pessoas quanto à possibilidade de negociação de contratos mais vantajosos para o sistema metroviário.

Finalmente, as estações de metrô também se tornaram locais para eventos culturais e campanhas de saúde pública. “Shows, exposições culturais e campanhas desenvolvidas pelo sistema de saúde são exemplos de como esses espaços podem ser usados de forma criativa e benéfica para a comunidade”, diz Araújo.

Os desafios enfrentados para a implementação das ações de monetização nesses espaços

A implementação de estratégias de monetização em terminais e estações de metrô não é isenta de desafios. 

Embora a monetização ofereça um potencial significativo para gerar receitas adicionais, existem barreiras que precisam ser superadas para garantir o sucesso dessas iniciativas.

"Um dos principais desafios para implementar as estratégias de monetização nesses espaços é apresentar propostas atrativas às empresas para que utilizem esses espaços para divulgação e ações comerciais," explica Araújo. 

"Outro desafio é o fato de estabelecer parcerias que sejam vantajosas para ambos, com contratos menos predatórios para que a empresa se estabilize no local e que as ações comerciais sejam recorrentes," salienta o professor. 

Isso implica em encontrar um equilíbrio entre os interesses comerciais e a sustentabilidade a longo prazo dessas parcerias.

A regulamentação também representa um obstáculo significativo, conforme detalha nosso entrevistado.

"Por mais que exista a Lei de Zoneamento e a regulamentação das prefeituras, esses contratos devem ser flexibilizados para garantir que o comerciante consiga ampliar o seu negócio e que o consumidor tenha a possibilidade de garantir a compra do produto ou serviço com valores acessíveis," acrescenta o especialista. 

Exemplos de ações de monetizaçãod e estações metroviárias e tendências para o futuro.jpg

Exemplos de ações e tendências para o futuro

Questionado sobre exemplos de ações de monetização em estações metroviárias, Araújo destacou as publicidades feitas por produtoras de cinema e plataformas de streaming.

"Podemos citar ações comerciais muito interessantes como a do filme Barbie que tematizou alguns vagões dos trens com a cor rosa, bem como de filmes e séries pelas empresas Netflix, HBO, Amazon Prime Video e Globoplay que já tematizaram várias estações de trens nas cidades”, disse o doutor em Administração.

Em relação às tendências futuras, espera-se que as empresas explorem cada vez mais os espaços de grande circulação para divulgação de produtos e serviços. "A migração para anúncios e ações digitais vem se consolidando não apenas no ambiente físico, mas na utilização dos apps deste serviço," indica Araújo.

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