Chegou o mês das mulheres e, com ele, o canal Intermodal Digital apresenta uma série de entrevistas com mulheres que vem fazendo cada vez mais pelo setor da logística.
Começamos as entrevistas apresentando Karin Schöner, Presidente da Jas do Brasil Agenciamento Logístico e coach Unbeatable Mind.
A história de Karin mostra um grande exemplo de resiliência, superação de desafios e foco. Foi na logística, “o coração de toda a empresa”, que a entrevistada encontrou o seu lugar no mundo profissional.
Leia, a seguir, a entrevista completa com Karin Schöner!
Quem é Karin Schöner?
“Eu sou uma pessoa extremamente resiliente e curiosa.
Enxergo o mundo como um tabuleiro de xadrez, analisando rapidamente o impacto dos acontecimentos que envolvem o meu dia a dia e utilizando essa habilidade para potencializar os resultados da empresa e contribuir para o crescimento das pessoas – tanto no ambiente profissional quanto na vida pessoal.
Sou movida por desafios, pelo desejo de evoluir constantemente e fazer a diferença.
Minha principal inspiração vem da dinâmica das relações humanas e das oportunidades de transformar a realidade de cada um”.
Como é um dia de Presidente da Jas do Brasil Agenciamento Logístico?
“Como Presidente da Jas Brasil, meu maior desafio e objetivo vai além de gerenciar equipes.
É o de formar sucessores e desenvolver times resilientes e autônomos, pois o foco deve ser sempre nas pessoas – ajudá-las a acreditar em si mesmas, desafiá-las a evoluir e a se tornarem tão fortes que não dependam mais de uma liderança direta.
Uma empresa realmente sólida se sustenta por seu propósito e nome, indo além de qualquer indivíduo. Para isso, é fundamental estar engajado com o mercado, traduzir tendências e elaborar estratégias alinhadas às mudanças do cenário competitivo e volátil em que estamos inseridos.
Uma liderança eficiente une estratégia, desenvolvimento de pessoas e visão de mercado. Isso envolve escuta ativa, liderança humanizada e o aperfeiçoamento contínuo das habilidades dos times, garantindo que cada indivíduo cresça e contribua com excelência para o todo.
Além das equipes, os clientes também precisam estar no centro da estratégia. Um cliente satisfeito não apenas retorna, como também recomenda a empresa.
Ao oferecer coaching, venda consultiva e uma abordagem centrada no cliente (Customer Centricity, Customer Experience e Customer Journey), estreitamos nossos laços, auxiliamos na superação de desafios e, consequentemente, ampliamos nossa base de forma orgânica e sustentável.
O sucesso vem do equilíbrio entre estratégia, pessoas, clientes e mercado – um ciclo de aprendizado, crescimento e inovação”.
Trajetória: o que te levou ao comércio exterior?
“Inicialmente, meu plano era seguir carreira em marketing, mas na busca por me encontrar, me formei em um curso técnico de Administração, seguido pela graduação na Humboldt.
Assim, comecei como trainee na Bayer, onde tive meu primeiro contato com a logística que, na época, ainda era dentro da área de suprimentos. E logo percebi que ali estava o coração de toda a empresa, o que me fascinou.
O interesse pela logística surgiu quase por acaso e me levou até o setor aeroportuário, ingressando na Lufthansa Cargo, uma das maiores empresas de transporte aéreo de cargas do mundo.
Foi nesse momento que pude vislumbrar a real dimensão da globalização: cargas atravessando continentes, conectando mercados e impulsionando negócios.
A percepção de que o mundo é movido pelo fluxo de commodities e pelas relações comerciais foi transformadora. E é transformadora até hoje.
Desde então, percebi a logística como um ramo dinâmico e repleto de desafios, porque está diretamente ligado aos fatores geopolíticos e climáticos, às mudanças nos provedores globais. Cada dia requer adaptação, reinvenção e estratégia.
E é essa imprevisibilidade que torna a logística tão apaixonante e encantadora”.
Como você enfrentou e enfrenta os desafios da sua carreira?
“‘Onde há vontade, há um caminho’. Essa premissa, ensinada a mim pelo meu pai, ainda na infância, tem moldado a minha forma de enfrentar desafios e se reflete em tudo o que faço.
Na logística, as dificuldades vêm de todos os lados, já que não há como controlar o mundo e suas implicações, mas, ao mesmo tempo, é preciso estar à frente para fazer as coisas acontecerem.
Com esse princípio, me tornei alguém que não aceita um ‘não’ sem antes avaliar todas as soluções possíveis.
O que fazer em meio a crises geopolíticas, instabilidade global?
Entendo que é necessário focar no que podemos controlar: trabalhar junto às equipes, navegar momentos VUCA e oferecer soluções consultivas aos clientes e, em relação a isso, gosto de compreender as verdadeiras necessidades dos clientes e descobrir o que de fato faz a diferença para cada um.
Minha trajetória me ensinou que desafios inesperados exigem resiliência. Durante o 11 de setembro eu estava nos Estados Unidos atuando no setor aéreo, e presenciei de perto o impacto desse evento.
Essa experiência me mostrou a importância de analisar todas as possibilidades e buscar inovação e reinvenção diante das adversidades”.
Quais qualidades te levaram ao sucesso?
“Minha principal qualidade é a resiliência. Sei que quem faz erra, e que erros são inevitáveis, mas minha habilidade de aprendizado rápido faz com que eu me reinvente e siga em frente.
Sou autêntica e considero isso uma das minhas maiores forças. O que você vê é o que recebe, e essa transparência gera confiança.
As pessoas confiam em mim porque estou sempre buscando novas soluções, estudando. Sou curiosa, determinada e não aceito um ‘não’ sem antes esgotar todas as possibilidades.
Treinei com os Navy SEALs para entender como a elite do exército americano atua no caos com total racionalidade. Essa vivência me trouxe ainda mais resiliência e me levou a me tornar coach Unbeatable Mind, talvez a única no Brasil.
Quero ser uma fortaleza, alguém capaz de aplicar treinamentos e desenvolver pessoas porque, para mim, não existem obstáculos.
Lidero equipes em momentos de incerteza e sigo firme mesmo quando tudo ao redor parece desmoronar. E, mais do que isso: consigo transmitir essa mentalidade para os outros.
Adapto-me às situações e uso minha autenticidade para conectar, engajar e extrair o melhor das pessoas. Nem sempre isso é bem visto, pois muitos preferem permanecer na zona de conforto.
Mas minha vontade é de transformar, fazer com que as pessoas se tornem melhores, que percebam suas próprias capacidades e queiram evoluir. Quero ser a diferença que desejo ver no mundo.
Procuro sempre ser referência para meus clientes, liderados, amigos e colegas. Quero aprender continuamente e trazer o novo, em todos os âmbitos da minha vida”.
Liderança: que dicas você daria para novas profissionais na área de Comex?
“Uma das dicas mais importantes que posso dar é: se conheça. Saiba quem você é, o que quer e qual é o seu propósito. Vejo muitas pessoas seguindo receitas prontas, sem refletir sobre suas próprias motivações e objetivos.
Em minhas palestras de coaching, costumo mencionar um trecho de Alice no País das Maravilhas, onde Alice pergunta ao gato para onde deve ir e ele responde: ‘Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve’.
Isso representa que, quando não sabemos quem somos ou o que queremos, qualquer direção nos leva a qualquer lugar. O autoconhecimento, porém, nos guia, nos ajuda a entender nossos valores, propósitos e paixões, possibilitando que alcancemos nosso 120%.
O autoconhecimento é um dos pontos mais importantes da vida e da nossa evolução. Além disso, o constante aprimoramento das nossas competências, principalmente em liderança humanizada, escuta ativa e autenticidade, é primordial.
Quando você se conhece, desenvolve autocontrole e se torna capaz de liderar, ensinar e formar novos líderes. Na liderança, isso é essencial. Não se trata apenas de gerenciar, mas de formar profissionais, de criar uma rede de pessoas que se conhecem e se desenvolvem juntas”.
Obrigado por nos acompanhar até aqui. Quer conhecer histórias de outras mulheres que brilham diariamente no setor de logística? Confira a entrevista com Renata Cabrini, Head of Productivity and Logistics Planning na Raízen, realizada em 2024!
De 22 a 24 de abril de 2025, o Distrito Anhembi, em São Paulo, sediará o maior e mais completo evento de soluções logísticas das Américas. Não deixe de participar da Intermodal 2025. Faça seu credenciamento agora mesmo e saiba mais sobre o 3º Interlog Summit, congresso com 4 trilhas e mais de 30 horas de conteúdo!