A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), atualmente administrada pela VLI Logística, é um dos principais eixos de integração logística do Brasil.
Conectando as regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, a FCA se destaca pela movimentação de cargas essenciais para a economia nacional.
Conversamos com representantes da VLI Logística para entender como a FCA tem contribuído para o transporte de mercadorias no Brasil e os planos futuros para a ferrovia.
Continue a leitura para saber mais!
O papel estratégico da FCA na logística nacional
Com mais de 250 municípios atendidos, a FCA desempenha um papel importante no transporte de commodities agrícolas, produtos industrializados e insumos siderúrgicos.
De acordo com a VLI, a ferrovia movimenta anualmente cerca de 40 milhões de toneladas de carga, consolidando a sua importância como elo entre o campo, a indústria e os principais portos brasileiros.
Isso inclui tanto fluxos de exportação, como milho, soja, açúcar e produtos siderúrgicos, quanto de importação, como fertilizantes.
Além de atender demandas logísticas, a FCA também gera mais de 10 mil empregos diretos e indiretos, destacando seu impacto social e econômico.
Conexão com os principais portos do Sudeste
A FCA é essencial para o acesso aos portos do Sudeste. A VLI Logística explica que as cargas transitam pela ferrovia e, por meio de direitos de passagem, chegam aos portos do litoral paulista e capixaba.
“No Corredor Sudeste, o fluxo conecta Santos/SP via Terminal Integrador Luiz Antonio Mesquita (Tiplam). Já no Corredor Leste, as cargas podem ser embarcadas ou desembarcadas nos terminais do Complexo de Tubarão/ES”, destaca a VLI.
Essa integração permite que produtos brasileiros cheguem com eficiência aos mercados internacionais e que insumos importados cheguem ao interior do país.
Diversidade de cargas movimentadas
A FCA apresenta uma diversificada matriz de transporte, atendendo diferentes setores da economia.
Segundo a VLI, os principais produtos movimentados estão agrupados em três categorias:
Agronegócio e fertilizantes
A VLI transporta milho, soja, açúcar, farelo de soja, enxofre, fosfato, cloreto de potássio e ureia, entre outros itens.
Todos esses exemplos são produtos fundamentais para o setor agrícola e para a produção de alimentos.
Produtos industrializados
A FCA também transporta toretes, bauxita, contêineres, clínquer, cromita, linear alquilbenzeno e sinter.
Com esses insumos, a ferrovia atende as demandas de uma ampla gama de indústrias.
Siderurgia e construção
No segmento de siderurgia e construção destacam-se itens como fio-máquina, bola de moinho, minério de ferro, ferro-gusa, cimento, calcário, cal e areia.
Tais insumos são essenciais para a áreas como a construção civil e a indústria pesada.
Renovação da concessão e investimentos futuros
O futuro da FCA está diretamente ligado ao processo de renovação antecipada de sua concessão, que atualmente é analisado pelo órgão regulador.
O contrato em vigor encerra-se em agosto de 2026, mas a proposta da VLI Logística é estendê-lo por mais 30 anos.
Segundo a empresa, esse novo ciclo poderá trazer um impacto significativo para a infraestrutura logística do Brasil.
“A proposta de renovação vai gerar R$ 29 bilhões em investimentos, sendo R$ 24 bilhões aplicados na própria malha ferroviária e cerca de R$ 5 bilhões em outorgas e compensações”, afirma a VLI.
Com esses recursos, espera-se ampliar a capacidade da ferrovia, aumentar o volume de cargas movimentadas em 46% e criar mais de 10 mil novos empregos.
Além disso, será necessário investir em qualificação profissional, para gerar mão de obra qualificada para o setor ferroviário.
O processo de renovação foi debatido em audiências públicas realizadas em seis estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal.
Segundo a empresa, as discussões tiveram um tom amplamente favorável à renovação, reforçando a robustez técnica do projeto e sua importância para o desenvolvimento logístico do país.
Impacto social e logístico da renovação
A renovação da concessão também inclui a repactuação de compromissos assumidos no contrato original e o estabelecimento de novas metas de desempenho.
Além disso, o projeto prevê investimentos em infraestrutura social nas comunidades atendidas pela ferrovia, ampliando os benefícios além da logística.
De acordo com a VLI, a FCA é uma peça fundamental para transformar a logística do país.
Sendo assim, a renovação permitirá a capacitação do transporte ferroviário, gerando milhares de empregos e viabilizando investimentos sociais e em infraestrutura”, destaca a VLI.
Uma ferrovia para o futuro
Ao longo de décadas, a FCA tem se consolidado como um dos pilares da logística brasileira, conectando regiões, facilitando o comércio e promovendo o desenvolvimento socioeconômico.
Com os planos de renovação da concessão e os investimentos previstos, a ferrovia poderá ampliar ainda mais seu impacto, contribuindo para o crescimento sustentável do Brasil.
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