A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), atualmente administrada pela VLI Logística, é um dos principais eixos de integração logística do Brasil. 

Conectando as regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, a FCA se destaca pela movimentação de cargas essenciais para a economia nacional.

Conversamos com representantes da VLI Logística para entender como a FCA tem contribuído para o transporte de mercadorias no Brasil e os planos futuros para a ferrovia.

Continue a leitura para saber mais!

O papel estratégico da FCA na logística nacional

Com mais de 250 municípios atendidos, a FCA desempenha um papel importante no transporte de commodities agrícolas, produtos industrializados e insumos siderúrgicos.

De acordo com a VLI, a ferrovia movimenta anualmente cerca de 40 milhões de toneladas de carga, consolidando a sua importância como elo entre o campo, a indústria e os principais portos brasileiros. 

Isso inclui tanto fluxos de exportação, como milho, soja, açúcar e produtos siderúrgicos, quanto de importação, como fertilizantes. 

Além de atender demandas logísticas, a FCA também gera mais de 10 mil empregos diretos e indiretos, destacando seu impacto social e econômico.

Conexão com os principais portos do Sudeste

A FCA é essencial para o acesso aos portos do Sudeste. A VLI Logística explica que as cargas transitam pela ferrovia e, por meio de direitos de passagem, chegam aos portos do litoral paulista e capixaba.

“No Corredor Sudeste, o fluxo conecta Santos/SP via Terminal Integrador Luiz Antonio Mesquita (Tiplam). Já no Corredor Leste, as cargas podem ser embarcadas ou desembarcadas nos terminais do Complexo de Tubarão/ES”, destaca a VLI. 

Essa integração permite que produtos brasileiros cheguem com eficiência aos mercados internacionais e que insumos importados cheguem ao interior do país.

Diversidade de cargas movimentadas

A FCA apresenta uma diversificada matriz de transporte, atendendo diferentes setores da economia. 

Segundo a VLI, os principais produtos movimentados estão agrupados em três categorias:

Agronegócio e fertilizantes

A VLI transporta milho, soja, açúcar, farelo de soja, enxofre, fosfato, cloreto de potássio e ureia, entre outros itens.

Todos esses exemplos são produtos fundamentais para o setor agrícola e para a produção de alimentos.

Produtos industrializados

A FCA também transporta toretes, bauxita, contêineres, clínquer, cromita, linear alquilbenzeno e sinter.

Com esses insumos, a ferrovia atende as demandas de uma ampla gama de indústrias.

Siderurgia e construção

No segmento de siderurgia e construção destacam-se itens como fio-máquina, bola de moinho, minério de ferro, ferro-gusa, cimento, calcário, cal e areia.

Tais insumos são essenciais para a áreas como a construção civil e a indústria pesada.

Renovação da concessão e investimentos futuros

O futuro da FCA está diretamente ligado ao processo de renovação antecipada de sua concessão, que atualmente é analisado pelo órgão regulador. 

O contrato em vigor encerra-se em agosto de 2026, mas a proposta da VLI Logística é estendê-lo por mais 30 anos. 

Segundo a empresa, esse novo ciclo poderá trazer um impacto significativo para a infraestrutura logística do Brasil.

“A proposta de renovação vai gerar R$ 29 bilhões em investimentos, sendo R$ 24 bilhões aplicados na própria malha ferroviária e cerca de R$ 5 bilhões em outorgas e compensações”, afirma a VLI. 

Com esses recursos, espera-se ampliar a capacidade da ferrovia, aumentar o volume de cargas movimentadas em 46% e criar mais de 10 mil novos empregos.

Além disso, será necessário investir em qualificação profissional, para gerar mão de obra qualificada para o setor ferroviário

O processo de renovação foi debatido em audiências públicas realizadas em seis estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal. 

Segundo a empresa, as discussões tiveram um tom amplamente favorável à renovação, reforçando a robustez técnica do projeto e sua importância para o desenvolvimento logístico do país.

Impacto social e logístico da renovação

A renovação da concessão também inclui a repactuação de compromissos assumidos no contrato original e o estabelecimento de novas metas de desempenho. 

Além disso, o projeto prevê investimentos em infraestrutura social nas comunidades atendidas pela ferrovia, ampliando os benefícios além da logística.

De acordo com a VLI, a FCA é uma peça fundamental para transformar a logística do país. 

Sendo assim, a renovação permitirá a capacitação do transporte ferroviário, gerando milhares de empregos e viabilizando investimentos sociais e em infraestrutura”, destaca a VLI.

Uma ferrovia para o futuro

Ao longo de décadas, a FCA tem se consolidado como um dos pilares da logística brasileira, conectando regiões, facilitando o comércio e promovendo o desenvolvimento socioeconômico. 

Com os planos de renovação da concessão e os investimentos previstos, a ferrovia poderá ampliar ainda mais seu impacto, contribuindo para o crescimento sustentável do Brasil.

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