Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Gestão e manutenção de frotas: dicas operacionais

GESTÃO E MANUTENÇÃO DE FROTAS.jpeg
Gerir sua frota com qualidade pode representar redução de tempo, custos e trabalho. Confira mais sobre o tema neste artigo!

A gestão é um dos pontos mais importantes em qualquer processo logístico, e isso não é diferente quando falamos das frotas. Esse aspecto pode poupar tempo, verba e trabalho da equipe, tornando o processo logístico mais eficiente como um todo.

Mas, afinal, como fazer uma boa gestão e manutenção de frotas? Para entender mais, conversamos com Guilherme Juliani, CEO do Grupo MOVE3, grupo especialista em logística. 

Vamos conferir? Continue lendo e saiba mais dicas operacionais para sua gestão e manutenção de frotas!

O que é a gestão e manutenção de frotas?

Segundo Juliani, "A gestão e manutenção de frotas é um processo interno em que a frota de veículos da empresa é gerenciada, com foco no controle das atividades sendo realizadas por cada veículo para que sejam programadas despesas com combustível e manutenção, assim como para as manutenções serem feitas na hora certa – o que, por sua vez, também exige controle de quilometragem, por exemplo."

Qual é a importância de uma boa gestão e manutenção de frotas?

A nosso convite, o CEO da MOVE3 elencou os benefícios que uma gestão de frotas eficiente traz. Confira: 

“Uma boa gestão e manutenção de frotas ajuda em duas coisas essenciais para a empresa:

  • Redução de custos e melhora na qualidade do serviço:

A redução de custos vem com o controle das despesas gerado por qualquer boa gestão de frotas – com manutenções na hora correta, é bem mais difícil um veículo parar e precisar de gastos maiores para ficar funcional, por exemplo. 

  • Fazer um melhor desenho das rotas para evitar gastos desnecessários com combustível:

A melhora na qualidade do serviço vem com uma maior disponibilidade e performance da frota, o que possibilita entregas mais rápidas e maior satisfação do entregador – seu tempo parece melhor aproveitado, sem o estresse de falhas no veículo com frequência.

Dicas para otimizar sua gestão e manutenção de frotas

Por fim, pedimos a Juliani que destacasse conselhos para quem quer avançar neste aspecto.

Mais que tudo, é necessário ter um profissional capacitado à frente da gestão das frotas. Alguém responsável pela manutenção preventiva dos veículos, controle de despesas com manutenção e combustível, atento às métricas e indicadores da manutenção", explica ele.

O CEO da MOVE3 complementa: "Softwares também podem ser úteis para auxiliar no gerenciamento, assim como para desenhar rotas mais econômicas para cada veículo."

Gostou deste artigo? Leia também nosso conteúdo sobre equipamentos que facilitam a logística interna!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar