Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Unidade de logística integrada dos Correios para e-commerce

Unidade de logística integrada dos Correios para e-commerce.jpeg
Desde 2016, uma unidade de logística integrada é oferecida pelos Correios aos empreendedores digitais. Saiba mais!

Desde 2016, uma unidade de logística integrada é oferecida pelos Correios aos empreendedores digitais. O serviço proporciona diversos benefícios para as empresas que precisam ter excelência nas entregas de produtos aos seus clientes.

A unidade de logística integrada dos Correios para e-commerce consiste não apenas na coleta e entrega das mercadorias, mas também na armazenagem, manuseio, transporte e distribuição dos itens.

Alessandra de Paula, professora e coordenadora dos cursos de Logística do Centro Universitário Internacional Uninter conversou conosco sobre esse assunto. Acompanhe!

Unidade de logística integrada: entenda o que é

De acordo com Paula, uma unidade de logística integrada consiste na interligação de todos os processos logísticos, desde a produção do bem, passando pelo seu escoamento para os centros de processamento da matéria-prima, encaminhamento ao centro de distribuição até sua chegada às mãos do consumidor e seu retorno à empresa, de maneira prática e agilizada, no caso da logística reversa.

“Para que todo esse processo aconteça de forma natural e organizada, as ações a serem executadas precisam estar integradas, de forma dinâmica, e isso pressupõe a existência de união, como nos elos de uma corrente, além de um processo de comunicação full-time que possibilite um bom gerenciamento de informações, o que envolve três aspectos fundamentais:

  • equipe de operadores ultra capacitados;
  • engajamento de todos os envolvidos no processo;
  • e apoio tecnológico com recursos modernos e avançados”

Conheça os benefícios da unidade de logística integrada

Um dos maiores benefícios da logística integrada, na visão de Paula, é representado pela centralização do processo, que permite maior agilidade para a manutenção do fluxo de informações, sempre com clareza e objetividade.

Nas palavras da especialista: “Isso significa que, quando o armazenamento e a distribuição são bem administrados, a minimização da geração de estresse por atrasos, perdas, falhas ou ausência de comunicação contribui para uma maior agilidade no segmento da distribuição, além de torná-la mais eficiente”.

Saiba como a solução de unidade de logística integrada dos Correios está ajudando o e-commerce

A unidade de logística integrada dos Correios surgiu em 2016 e está voltada ao atendimento das necessidades de micro e pequenas empresas que têm seu canal de vendas pela internet.

De lá para cá, a solução tem ajudado muito os gestores de e-commerces a melhorarem as suas atividades logísticas. A boa experiência resulta em mais qualidade nos serviços prestados aos clientes.

“Essa contribuição se efetiva a partir dos serviços oferecidos pela estatal às empresas de e-commerce, como uma gestão planejada e completa dos processos de logística gerados pela aquisição on-line de bens e produtos", conta Paula.

Apesar da eficiência do serviço, de acordo com Paula, alguns desafios também são encontrados.

De acordo com a professora de logística: “Um dos grandes desafios enfrentados pelos Correios é a efetivação do compromisso de entrega de bens e produtos em todos os recantos do Brasil, inclusive em recantos que não contam com serviços postais centralizados na agência física”.

Ela também afirma que: “Outro grande desafio é a dinamização dos modais de transporte, para otimização das entregas, uma vez que há localidades que não contam com acesso facilitado nem por terra, ar ou água”. 

Resumidamente, podemos dizer que, apesar dos desafios enfrentados, a unidade de logística integrada dos Correios pode funcionar bem nos e-commerces, contribuindo para o crescimento e firmamento dos negócios digitais.

Se você tem um e-commerce, ficar de olho nas novidades do setor é sempre importante. Que tal agora ler o nosso artigo que fala sobre o futuro das lojas virtuais no pós-pandemia?

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar