Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Panorama do transporte de cargas nos portos brasileiros

Panorama do transporte de cargas nos portos brasileiros.jpeg
Como está o transporte de cargas nos portos brasileiros em 2021? Confira!

A movimentação nos portos públicos cresceu 5,68% em 2020, desempenho que bateu recordes históricos, como mostra uma reportagem publicada no portal do Governo do Brasil.

Mas, e em 2021, como está o transporte de cargas nos portos brasileiros? Para que você fique por dentro do setor, traçamos um panorama da nossa realidade atual.

Para isso, contamos com a ajuda de José Renato Ribas Fialho, que é Superintendente de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). 

Veja, a seguir, as informações que Fialho compartilhou conosco!

Total de cargas movimentadas nos portos brasileiros em 2021

De acordo com Fialho, a movimentação de cargas no setor portuário cresceu 9,4% no primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período do ano passado.

“Os portos organizados, terminais autorizados e arrendados movimentaram 591,9 milhões de toneladas no período”, comenta o superintendente da ANTAQ.

Tipos de movimentação mais comuns

Questionado sobre os tipos de movimentação mais comuns nos portos brasileiros, Fialho afirma que o minério de ferro é o item que mais circula em nosso país.

Na sequência vem o petróleo e seus derivados e a soja, que também tem uma grande movimentação. 

Os 10 principais portos brasileiros em movimentação

Fialho elencou os 10 principais portos brasileiros em movimentação. Segundo o superintendente da ANTAQ, são os seguintes:

  1. Porto de Santos (SP);
  2. Porto de Paranaguá (PR);
  3. Porto Itapoá (SC);
  4. Portonave (SC);
  5. Porto de Rio Grande (RS);
  6. DP World Santos (SP);
  7. Porto Chibatão (AM);
  8. Porto de Suape (PE);
  9. Porto de Itajaí (SC);
  10. Porto de Rio de Janeiro (RJ).

Os tipos de navegação mais comuns

José Renato Ribas Fialho também apresentou os principais tipos de navegação que são realizadas nos portos brasileiros. Veja!

Navegação de cabotagem

“A navegação de cabotagem é aquela realizada entre os portos ou pontos do território brasileiro, utilizando a via marítima ou essas e as vias navegáveis interiores”, explica Fialho.

Navegação de longo curso

Nas palavras do superintendente da ANTAQ, a navegação de longo curso: “é aquela realizada entre portos brasileiros e estrangeiros”.

Navegação interior

Sobre a navegação interior, Fialho diz: “é aquela realizada em hidrovias interiores, em percurso nacional ou internacional. A Hidrovia de São Francisco é uma das mais importantes do Brasil e o nosso país é favorecido por sua geografia para esse tipo de navegação”

Navegação de apoio marítimo

A navegação de apoio marítimo, segundo Fialho: “é a realizada para o apoio logístico a embarcações e instalações em águas territoriais nacionais e na Zona Econômica, que atua nas atividades de pesquisa e lavra de minerais e hidrocarbonetos”.

Navegação de apoio portuário

Finalmente, temos a navegação de apoio portuário que, nas palavras de Fialho: “ é realizada exclusivamente nos portos e terminais aquaviários, para atendimento a embarcações e instalações portuárias”.

Grupos de mercadorias que mais são transportadas

Fialho nos explicou que os grupos de mercadorias que mais são transportadas nos portos brasileiros são as matérias-primas essenciais, como: petróleo e derivados, carvão, minério de ferro, cereais, bauxita, alumínio, fosfatos, entre outras.

“Paralelamente a esses transportes a granel, o transporte aquático também cobre o transporte de produtos previamente acondicionados em sacas, caixotes ou outro tipo de embalagens, conhecidos como carga geral”, complementa o superintendente da ANTAQ.

Gostou deste artigo? Continue em nosso portal e leia agora o conteúdo que fala sobre a logística portuária e os desafios do setor na pandemia.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar